TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO ESCRITA – PINÓQUIO ÀS AVESSAS

Por:   •  15/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA

Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem

TRABALHO DE INTERPRETAÇÃO LITERÁRIA DO LIVRO:

“Pinóquio Às Avessas” – Rubem Alves

São Paulo

2016

REFLEXÃO ESCRITA – “PINÓQUIO ÀS AVESSAS” – Rubem, A.

Articulação da História com as Abordagens: Tradicional, Comportamental e Humanista.

Abordagem Tradicional – Relação

Na abordagem tradicional, identificamos claramente em muitas passagens do livro, em que Felipe, tanto na escola ou na casa de sua família, é exposto a esse tipo de ensino, na sua infância e até mesmo, no próprio planejamento que os seus pais fazem para sua vida, mesmo antes de ter nascido.

Seu Pai deixa claro em um diálogo, que ele deve ir para escola, onde aprenderá, se desenvolverá perante ao ciclo escolar, para que possa obter “conhecimento”, pois as crianças brincam e um dia ele deixará de ser criança e se transformará em adulto. Vai ganhar dinheiro trabalhando, para comprar uma casa, casar, e ter filhos. Essa passagem do livro é tradicional por ser algo que não só os pais de Felipe seguiram e querem que ele siga, mais por ser algo que hoje, a sociedade (nós mesmos) nos impõe a seguir, como um padrão de vida. Fica muito claro quando o Pai de Felipe diz: - “Os adultos são aquilo que fazem para ganhar dinheiro. Essa é a razão por que você em breve vai entrar na escola. As escolas existem para transformar crianças que brincam em adultos que trabalham. É preciso entrar no mercado de trabalho...”. Essa filosofia, adotada pelos pais de Felipe, claro que é uma forma de tentar educar o filho, de uma maneira fraterna, mais que não deixa de ser tradicional, pois para os pais ele deve seguir um padrão de vida, que eles enxergam ser o certo.

Já quando Felipe está na escola, identificamos dentro da abordagem tradicional, o modo diretivo de como atua a escola. Onde os professores devem seguir o programa de ensino imposto pelo governo, de forma clara e autoritária, não dando brechas para que o aluno possa trazer de fora, suas próprias abordagens (pequenas duvidas; curiosidades; perguntas aleatórias), nem mesmo com pequenos exemplos, de suas brincadeiras e visões imaginárias vividas em momentos distintos. Esse método de ensino diretivo, fica claro quando Felipe pergunta a professora, qual é o nome do pássaro azul que ele viu comendo mamão e se cada pássaro de cor diferente, tem um nome especifico. Ela fala que ali na escola, e naquele momento não é hora para falar sobre isso, pois ela é professora de português e tem que pensar e falar o que o programa (governo) manda. Ela também não abre espaço para interação do aluno, como uma forma de troca de conhecimento.

Abordagem Comportamental – Relação

Na Abordagem Comportamental, identificamos a relação quando Felipe faz uma pergunta e a professor não gosta em primeiro instante, o que gera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com