TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE REFLEXÃO ESCRITA "PINÓQUIO AS AVESSAS"

Por:   •  22/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PEDAGOGIA

TRABALHO DE REFLEXÃO ESCRITA

"PINÓQUIO AS AVESSAS"

Maria Angela Q. Sádio RA: T7793D-6

Camila Benotti RA: N37785-2

Taís Maria Farias Silvino RA: N376FC-0

Katarine Renata Del Buoni Damasio RA: D685II-1

Ana Júlia Oliveira Salles Ulian RA: N253347

SUMÁRIO

Introdução........................................1

Desenvolvimento..............................2

Conclusão........................................5

Referências......................................6

INTRODUÇÃO

Dentro da abordagem tradicional o autor, Rubens Alves no livro "Pinóquio as Avessas" faz uma crítica por ser uma prática onde o aluno é o receptor e o professor o detentor de todo o conhecimento, ou seja, o professor ensina e o aluno aprende. O texto nos leva a uma visão limitadora de uma etapa educacional que poda a criatividade e a curiosidade, comportamentos que toda criança tem no início da vida escolar. Porém ainda as consequências de um sistema educacional errado e desonesto, onde se objetiva mudar a criança intelectualmente, curiosa e ativa em um ser mecânico, levando-o a um profissional frustrado. A abordagem comportamentalista implica que o indivíduo em sua trajetória acadêmica siga um programa pré estabelecido pela instituição para que seja inserido na sociedade em que vive, uma vez que será influenciado por ela. Na história notamos que Felipe, o aluno, possuía algum conhecimento antes de entrar na escola, mas que este não serviria para ele entrar no mercado de trabalho, pois seria necessário aprender de acordo com o programa educacional. Na abordagem Humanista a escola trabalha de forma a oferecer a criança uma melhor para o seu desenvolvimento. Promovendo a autonomia de seus alunos e não se enfatiza a técnica e sim a relação pedagógica. Trabalhando em conjunto o aspecto emocional e afetivo, levando o individuo a sua realização pessoal considerando suas aptidões, o que não ocorreu com o Felipe (personagem do livro). Cabe a escola utilizar seus conhecimentos em favor do aluno e ser um facilitador de seu aprendizado, trabalhando a realidade a qual o aluno está inserido.

DESENVOLVIMENTO

ABORDAGEM TRADICIONAL

– Sabendo que Felipe era uma criança, ela explicou de forma bem fácil:

- Programa é uma fila com todas as coisas que você deve aprender na escola, colocadas uma atrás da outra...

- E... Professora... – Felipe continuou – quem é que diz quais são as coisas que devo aprender? Que m foi que colocou em fila as coisas que devo aprender?

- Quem põe os conhecimentos e m fila são pessoas muito inteligentes, do governo.

- E como é que eles sabem o que quero aprender, se não me conhecem e moram

Longe de mim?

- A escola não é par a você aprender aquilo que quer – disse a professora. – A escola

é para você aprender aquilo que deve aprender. O que você deve aprender é aquilo

Que disseram o s homens inteligentes do governo. Tudo na ordem certa. Uma coisa

De cada vez. Todas as crianças ao mesmo tempo. Na mesma velocidade...” (Rubens

Alves) pag. 29

A abordagem tradicional mostra que a relação Professor-aluno e marcada por um autoritarismo do professor em relação ao aluno.

Só o professor possui o conhecimento para ensinar, o papel do aluno é o de receber o conhecimento transmitido pelo professor. Silêncio em sala de aula e imposto pela autoridade docente.

O objetivo educacional dentro da sociedade tem o diploma como instrumento de hierarquização, por que esse tipo de abordagem possui uma visão individualista do processo educacional.

Conteúdos de ensino são aqueles que foram ao longo do tempo acumulados e, nesse momento, são passados como verdades absolutas, sem chance de questionamentos ou levantamentos de dúvidas em relação a sua veracidade.

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL

A abordagem comportamentalista entende que o desenvolvimento das habilidades são determinadas por suas relações como meio em que se encontram. Burrhus Frederic Skinner, importante psicólogo comportamentalista, distinguiu dois tipos de aprendizagem: por condicionamento clássico e por condicionamento operante.

Aprendizagem por condicionamento clássico: quando um determinado estímulo externo provoca um determinado comportamento; envolve uma reação do organismo ao meio e não uma ação do organismo sobre o meio. O homem nessa abordagem é dado como produto de um processo seletivo, é "adestrado” para isso. O mundo já é construído, o homem é produto no meio. A sociedade para Skinner implica um planejamento social e cultural, regido pelas leis de engenharia comportamental.

Por condicionamento podemos entender o processo de associar, pela repetição, um estímulo a uma reação não natural dele, de tal modo que a exposição a tal estímulo passe a provocar essa reação (exemplo: se durante algum tempo se toca uma sineta toda vez que o alimento é servido a um animal, o soar da sineta sozinho passa a provocar no animal salivação e maior produção de suco gástrico, reações que são inatas quando o alimento é percebido pela visão, olfato ou gustação). Este tipo de condicionamento, o clássico, não implica em nenhuma iniciativa por parte de quem aprende. Ou seja, a pessoa aprende a chorar ao ouvir uma determinada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com