TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓPRIO DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO I ESTÁGIO PSICOLOGIA ESCOLAR

Por:   •  28/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

MARIA LUCIA VIEIRA

RELATÓPRIO DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO I

ESTÁGIO PSICOLOGIA ESCOLAR

 

DROME DE BU

RNO

Sinop/MT

      2021

MARIA LÚCIA VIEIRA

RELATÓPRIO DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO I

ESTÁGIO PSICOLOGIA ESCOLAR

Trabalho referente ao estágio supervisionado, EM Psicologia Escolar, desenvolvido no Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller no primeiro semestre do ano letivo de 2021, sob supervisão da Professora Cleoní Regauer.

                                                      Sinop/MT

2021

PROTOCOLO DE OBSERVAÇÃO

1:   Nome do observador: Maria Lúcia Vieira;

2:  Objetivo da observação: Coletar dados para possíveis intervenção no próximo           semestre,

3:   Data da observação: De 02/06 a 05/07/2021;

4.   Horário da observação: Das 13:00 às 17:00 horas

5.   Diagrama da Situação: Em anexo

6. Relato do ambiente físico: O estágio aconteceu na escola municipal Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller,  localizada na Rua dos Eucaliptos, 353, Esquina Com Avenida das Itaúbas,  no centro da cidade de Sinop, estado de mato grosso, em uma sala de aula  com seis fileiras de carteiras sendo seis carteiras em cada fileira. As carteiras são compostas por  uma pequena mesa e cadeira na cor azul, possui também na sala um amplo quadro branco, mesa para professora, um armário, uma parede na lateral da sala possui duas janelas amplas com cortinas, na outra parede lateral tem a porta de entrada, ar condicionado e um  aparelho de televisão.

7.    Descrição do sujeito observado: Foram observados nove alunos entre nove e onze anos de idade, sendo sete do sexo masculino e dois do sexo feminino.

8:    Relato do ambiente social: Alunos pré adolescentes  entre nove e onze anos de idade, sete do sexo masculino e dois do sexo feminino, os quais a professora não conseguia manter o domínio, grande parte do tempo observado, as crianças, brincavam e sala, conversavam de diversas modalidade, até mesmo de lutas corporais, pouco paravam em suas carteiras, mesmo com a presença da professora, o estágio aconteceu nas segundas e quartas, sendo que na segunda foram administradas aulas de português, matemática e educação física, nas quartas aulas de geografia e história.

9.    Técnica de registro utilizada: Caneta esferográfica e prancheta com folhas pautadas.

  1. Registro propriamente dito: Relatórios em anexo.

Primeiro dia - 02-06-2021

No primeiro dia a professora entrou na sala as 13:03 minutos, ao iniciar a aula,, haviam quatro alunos do sexo masculino e dois do sexo feminino, com faixa etária entre nove e onze anos, todos usavam máscaras e uniforme sendo calça verde com uma lista fina amarela nas laterais e camiseta branca com o emblema do colégio no bolso, usavam também um crachá de identificação.

         Às 13:10, chegou mais um aluno do sexo masculino. Antes de passar o conteúdo aos alunos, a professora teve que se ausentar da sala por alguns minutos, nesse período maioria dos alunos permaneceram sentados, apenas o aluno H e o aluno E, levantaram-se e foram brincar no quadro e andar pela sala.

Ao retornar à sala a professora passou atividade no quadro, que era um texto para os alunos copiar no caderno e responder um questionário sobre o texto. Todos alunos estavam copiando,

exceto o aluno H, que chegou atrasado, ele estava debruçado na carteira, às vezes olhava para o quadro, mas não copiava. Passado alguns minutos, sem copiar o conteúdo esse aluno “H”, foi até a mesa da professora, falou alguma coisa baixinho no ouvido dela e começou a chorar. A professora conversou com ele, logo se acalmou, pegou o material e começou então a copiar o conteúdo com a ajuda da professora.

Passado algum tempo de aula, entrou um funcionário da escola convocando os alunos para tirar fotos, que foram de dupla, quando voltou a primeira dupla, a segunda saiu e assim continuou até todos tirar a foto.

         professora continuou com as atividades no quadro. Enquanto maioria havia terminado de copiar, o aluno G, continuava a copiar, ela fazia um movimentos rápidos, ao levantar a cabeça e baixar para escrever, ao mesmo tempo que balançava a cabeça e os pés.

As 14:30 os alunos foram para o lanche e ao retornar a professora, iniciou aula de geografia, pediu para abrirem o livro e fez a leitura de um texto. Finalizando o texto, passou atividade para casa. Enquanto a professora, lia e texto e passava a atividade, alguns alunos conversavam entre si, o aluno G, jogou  uma fita nos colegas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (253.1 Kb)   docx (136 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com