TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

Por:   •  9/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

O laboratório de AEC no curso de psicologia tem a função de ajudar a compreender principalmente os condicionamentos, conforme a teoria de Skinner, usando a caixa de skinner como meio de aprendizagem.

A caixa de skinner foi um experimento realizado pelo psicólogo norte-americano Burrhus Frederic Skinner, o qual tinha como objetivo testar o conceito de condicionamento operante, buscando gerar determinado comportamento em um indivíduo (nesse caso um rato), o comportamento deveria ser aprendido pelo sujeito experimental como resultado de uma série de recompensas e/ou punições relacionadas a esse comportamento.

Os conteúdos trabalhados no laboratório foras os seguintes:

Linha-de-base: consiste em observar o rato (sniffy) sem condicionamento, ou seja, como o rato age naturalmente.

Treino à barra: consiste em treinar o rato a reconhecer o som da comida sendo liberada, liberando comida toda vez que ele estiver perto da barra.

Modelagem: consiste em, primeiramente reforçar o sniffy todas as vezes em que ele levantar, gradualmente reforçar o levantar próximo a barra e em seguida apenas reforçar quando ele pressionar a barra, assim condicionando-o.

Extinção: consiste em retirar o reforço, assim, o comportamento condicionado irá se extinguir, porém antes a sua frequência irá aumentar

Reaprendizagem: a ação condicionada após extinta ao receber novamente estímulos volta rapidamente ao condicionamento.

2. MÉTODO

2.1 Sujeito

Um rato virtual nomeado de Sniffy.

2.2 Material

Caixa de condicionamento operante de Skinner, computador, relatório em papel, caneta e cronômetro.

2.3 Procedimentos

O objetivo era observar o sujeito em seis fases, sendo elas o estabelecimento de linha base, o treino à barra, a modelagem, o reforçamento contínuo, a extinção e a reaprendizagem. Durante a execução dos procedimentos, uma integrante da dupla observava e ditava os comportamentos do Sniffy para a outra integrante, que registrava no relatório forneciso à dupla.

2.3.1 Estabelecimento de linha de base

Na primeira etapa, observamos durante 15 minutos os comportamentos “naturais” do Sniffy, e percebemos que ele pressionou a barra seis vezes durante esse período.

2.3.2 Treino à barra

Após a primeira etapa de observação do Sniffy e anotação de seus comportamentos, partiu-se para a segunda etapa que foi o treino à barra, a qual também durou 15 minutos. Essa etapa consistia em liberar porções de comida sempre que o Sniffy se aproximava da barra.

2.3.3 Modelagem

Nesta etapa, o reforço (porções de comida) era liberado quando o Sniffy se levantava, independente em que parte da caixa.

2.3.4 Reforçamento contínuo

Depois que o comportamento da etapa anterior ficou mais frequente, o reforço só começou a ser liberado quando o Sniffy se levantava próximo à barra.

Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com