TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO BÁSICO I

Por:   •  3/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  5.989 Palavras (24 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 24

EMILLY TERRA NOVA

     JUCIELLY LAINE ANDRADE COUTO

        SANDRA MARIA DE JESUS

RELATORIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO BÁSICO I

PSICOLOGIA 4° PERÍODO

JI-PARANÁ RO

                                                   2017


EMILLY TERRA NOVA

JUCIELLY LAINE ANDRADE COUTO

SANDRA MARIA DE JESUS

RELATORIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO BÁSICO I

Relatório desenvolvido como requisito para aprovação na disciplina de Estagio supervisionado básico I do curso de Psicologia do 4° período Faculdade Panamericana de Ji-Paraná.

Professor (a) Orientador (A): Lilian Gusmão

JI-PARANÁ RO

                                                    2017


INTRODUÇÃO

        O presente trabalho buscou relatar a experiência vivenciada através do estágio realizado em um período de 30 horas, desenvolvido em um semestre, onde foi possível observar e concluir que através de algumas mudanças na sistemática diária é possível melhorar o ensino.

        Nesta instituição escolar notamos que os educadores de uma forma geral, possuem uma proximidade com os seus alunos e com as famílias dos alunos.

        Ocorrências são relatadas, passadas aos pais e o diálogo se faz presente na vida escolar. Existe ai um processo onde alunos, pais e professores conversam e discutem os problemas.

        A colaboração entre pais e escola se mostrou muito eficaz, tendo em vista que a frequência escolar é constante, que a escola tem uma participação direta na vida dos alunos e que para que isso funcione, os pais participam.

        Notamos que há diálogo na relação aluno, escola e família. E foi por esse viés que este trabalho se desenvolveu.

        A bibliografia pesquisada e referenciada no resumo teórico assim como a experiência prática mostrou que é possível a parceria entre família e escola. Todavia, é necessário que ambos trabalhem buscando objetivo comum, que é o ensino de qualidade tendo como a preocupação a formação do cidadão para que atue de forma positiva dentro da sociedade.  

IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

 O Estagio de observação foi realizado na escola estadual de ensino fundamental e médio “Joaquim de Lima Avelino”, está situada na Rua JK n°. 125 Bairro Jardim Tropical, no Munícipio de Ouro preto do Oeste RO em um bairro privilegiado, apesar da escola esta localizada no centro da cidade, a mesma não atende apenas alunos do seu bairro.

CLIENTELA ATENDIDA

A EEEFM Joaquim de Lima Avelino tem sua clientela bem diversificada uma vez que há alunos oriundos de todos os estados do Brasil, haja vista Rondônia ser um estado de desenvolvimento que recebe pessoas de vários lugares tentando a sorte principalmente na área da pecuária.

        Atualmente a escola conta com 825 (oitocentos e vinte e cinco)  alunos matriculados em dois turnos de funcionamento, matutino e vespertino, sendo 492 alunos matriculados no Ensino Fundamental e 333 matriculados no Ensino Médio, sendo que boa parte destes alunos são residentes da zona rural.

        CONTEXTO SOCIOECONÔMICO E CULTUURAL

Observamos que nesta instituição os alunos são de classe média, Devido à localização de a instituição ser centralizada.

        

        ESTRUTURA FÍSICA

A escola tem uma ótima estrutura física com um ótimo espaço, garantindo acessibilidade em toda a estrutura, disponibilizando para os alunos uma quadra de esporte coberta, laboratório de informática, laboratório de ciências, e uma grande biblioteca.

1- RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA

        Inicialmente podemos já afirmar que a escola e a família possuem objetivos comuns, tendo em vista que a idéia central é desenvolver uma educação de qualidade para as crianças, e considerando que os primeiros conceitos educacionais partem da família, os valores básicos de relações sociais, fazem toda a diferença  quando uma criança inicia os anos escolares. Cabe à escola o papel de apresentar e ensinar os conteúdos facilitando o desenvolvimento de capacidades para que dessa forma, os alunos estejam preparados para a vida.

        Sabemos que a participação dos pais nem sempre se torna possível visto que os pais por vezes estão preocupados com outras questões (profissionais, financeiras, econômicas e pessoais) o que leva muitas vezes a um distanciamento da vida escolar do filho.

        Ao longo do tempo ocorreram mudanças na vida em sociedade, e como conseqüência na forma de educar. Sendo assim, no tocante ao papel da instituição escola, esta também sofreu mudanças. Partindo dessa análise, uma pergunta se faz necessária: - Será que tais mudanças contribuíram positivamente para a relação escola e aluno ou escola e família? Como a ideia de escola teve seu sentido ampliado, necessário se faz que encontremos a resposta para a pergunta referenciada.

        Esse trabalho analisou essa questão já que a maior fonte de consulta e aprendizado foi efetivada na prática, “in locu”, através do estágio junto a uma unidade de ensino público.

        Com o aumento da complexidade social, a escola sofreu transformações e consequentemente a família também sofreu mudanças, já que as funções específicas que a família tinha, com o passar do tempo foram atualizadas passando agora a ter um perfil diferente; pois atualmente os pais possuem diversas ocupações limitando assim os papéis de provedores, conselheiros e até disciplinadores.  Sendo assim, por vezes os educadores acabam por ocupar diversas funções que antes eram próprias dos pais. Nesse ínterim, Rossiny (2001) trata de maneira esclarecida essa questão difícil, porém possível que é a relação de parceria entre escola e família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.9 Kb)   pdf (249.5 Kb)   docx (61.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com