TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

Por:   •  19/6/2018  •  Artigo  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUO MAKRO DE ENSINO

FACULDADE UNIÃO DE CAMPO MOURÃO

CURSO SUPERIOR EM PSICOLOGIA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

CAMPO MOURÃO-PR

2018

Fernanda Pagnan Pereira

Franciele Martins Feitosa Brita

Luiz Alberto do Nascimento

Natália Sônia Elias

Silvano Marlon Domanski

Vilmar Olive Eller

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

Relatório solicitado como requisito para obtenção de nota integral, para a disciplina de Estágio Supervisionado em Psicologia Organizacional e do Trabalho, sob orientação do prof. MSc Frank Duarte.

CAMPO MOURÃO-PR

2018

TÍTULO DO ARTIGO

Fernanda Pagnan Pereira

Franciele Martins Feitosa Brita

Luiz Alberto do Nascimento

Natália Sônia Elias

Silvano Marlon Domanski

Vilmar Olive Eller

RESUMO

Consiste na organização sistemática e abreviada dos passos da pesquisa e/ou prática desenvolvida. Deve conter introdução contextualizada, objetivos, metodologia e considerações finais.

PALAVRAS CHAVES

Deve ser organizada a partir do título

ABSTRACT

Resumo em língua inglesa

KEY WORDS

Palavras chaves em inglês.

  1. INTRODUCAO

O presente plano de ação se justifica pela análise das perspectivas e possibilidades da atuação do Psicólogo em instituições organizacionais e de sua interação e inserção em equipes multiprofissionais. Estabelecimento de diagnóstico organizacional em relação às queixas apresentadas pelo locai de estágio, planejamento e desenvolvimento de ações interventivas direcionadas ao ambiente organizacional, utilizando os referenciais das teorias psicológicas adotadas como norteadoras no desenvolvimento das atividades de estágio.

O referido estágio tem como objetivos proporcionar ao acadêmico a formação para a atuação em Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Ele será realizado com supervisões semanais, ações semanais na organização, assistida pelo processo de estágio, realização de relatórios referentes às atividades práticas desenvolvidas no campo de estágio, discussão dos procedimentos de estágio em supervisão, leituras orientadas pelo supervisor, fichamento de leituras orientadas pelo supervisor utilizando pesquisa bibliográfica em fontes primárias, secundárias e terciárias.

explicação do LABORATORIO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL.

  1. FUNDAMENTACAO TEÓRICA

2.1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

2.2 AVALIAÇAO PSICOLOGIA PARA RECRUTAMENTO E SELECAO

Muitas mudanças ocorreram nas organizações ao longo das décadas, entre elas, segundo Machado (2016), está a visão de que os indivíduos que atuam no ambiente organizacional podem ser o diferencial na vantagem competitiva, e que a melhora do desempenho das pessoas pode também melhorar sua performance tanto qualitativamente quanto quantitativamente. Sendo os recursos humanos tão importantes para a competitividade e crescimento da organização, é natural que a escolha de quem executará e ajudará a compor a equipe de trabalho é parte essencial para atingir bons resultados, e essa seleção deve ser efetuada de forma a buscar atingir as expectativas organizacionais. Machado (2016, p. 06) demonstra a importância do psicólogo no processo de seleção dos profissionais que irão compor o quadro funcional da organização:

O papel do psicólogo no processo seletivo torna-se diferenciado por ser capacitado para perceber as variáveis pessoais dos candidatos, além de sua potencialidade de adaptação para aquela empresa e funções.  Através da adequada utilização de ferramentas como entrevistas, técnicas de dinâmicas de grupo e as testagens psicológicas, acredita-se que é possível obter um conhecimento adequado do candidato, auxiliando na tomada de decisão da escolha do candidato.

Cardoso (2009), ao tratar sobre os aspectos práticos da avaliação psicológica, traz a contribuição de diversos autores, entre eles Santos que discute sobre o uso da entrevista comportamental aliada aos testes psicológicos na avaliação psicológica por competência, demonstrando a relevância da entrevista para obtenção de dados sobre o candidato, ressaltando a importância de definir o perfil de competência do cargo. Lembrando que a entrevista pode ser combinada com o uso de dinâmicas de grupo ou testes psicológicos, ampliando, desta forma, a possibilidade de uma melhor avaliação.

Em relação aos testes psicológicos, Balbinott (apud MACHADO, 2016) afirma que uma das qualidades métricas mais importantes em um teste psicológico é a sua validade, sendo assim, deverá sempre estar bem embasada por seus fundamentos para que se possa ter certeza que tal teste estará realmente avaliando determinado constructo. Na área de seleção de pessoas, Pereira, Primi e Cobêro (2003 apud MACHADO, 2016) defendem que a maneira mais adequada de avaliar a validade das testagens é pela análise de sua capacidade preditiva, que é o quanto determinado teste consegue prever se as características do comportamento dos novos profissionais e os novos cargos ocupados são compatíveis.

Luft lembra que os testes psicológicos podem ser divididos em: psicométricos e projetivos. “Os testes psicométricos, medem aptidões de cada candidato, determinando um índice que é comparado com escores ponderados e validados anteriormente” (FRANÇA, 2012, p.43 apud LUFT). É também França que trata sobre os testes projetivos, estes identificam traços de personalidade, aspectos motivacionais, interesses e distúrbios nos candidatos. Esses testes não irão dizer se o candidato terá sucesso profissional, mas se o mesmo apresenta estados temperamentais, necessidades, pressões ou conflitos emocionais, que quando afetam a vida do indivíduo podem afetar sua vida profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (120.7 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com