TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA DO TEXTO "O PSIQUISMO E A SUBJETIVIDADE SOCIAL" - ODAIR FURTADO

Por:   •  8/11/2017  •  Resenha  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  2.005 Visualizações

Página 1 de 2

Psiquismo é definido como o conjunto de características psicológicas de um indivíduo, ou o conjunto de fenômenos psíquicos e processos da evolução mental de um indivíduo. Ou seja, o psiquismo é sair somente do limite do organismo, já que não é algo que pode ser medido ou tocado.

Para Luria, há alguns fatores que marcam a grande diferença do animal para o homem, sendo 1- o trabalho social, mediante a divisão de funções que origina novos comportamentos independente de motivos biológicos, 2- a linguagem, que é uma construção peculiar, por ser humana, e permite o processo de análise.

Luria destaca que ser homem é uma construção social. Nascemos cru, sem o necessário para viver em sociedade. A comunicação é vista como a necessidade específica do desenvolvimento do homem, sendo uma necessidade, não dispensável. Ou seja, tudo o que necessitamos para ser considerado indivíduo, não é natural, mas sim aprendido. Independente de classe social ou cultura, aprendemos e construímos o psiquismo de acordo com a nossa interpretação dos fatores sociais. Não há construção sem a sociedade.

Através da construção do psiquismo, há a construção da subjetividade social. Somos todos humanos, mas somos seres únicos, individuais, e isso se dá através da construção do subjetivo, da personalidade, que é esse interior que nos torna diferente um do outro.

A Psicologia Social traz o objetivo de acabar com a generalização. Uma vez que cada indivíduo tem sua própria personalidade, é subjetivo, não devemos considerar que somos todos iguais simplesmente por sermos todos humanos. A boa prática psicológica se dá a partir do momento que consideramos o indivíduo como único, e isso só se dá ao consideramos sua subjetividade. Dessa forma, consideramos a realidade em que cada um vive, que é a partir daí que sua subjetividade é construída. Ao consideramos tudo isso como elemento, teremos maior sucesso na construção e na aplicação de teorias e práticas psicológicas a favor do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com