TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO CAP. 2 DO LIVRO PSICODIAGNÓSTICO

Por:   •  15/3/2016  •  Resenha  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  1.393 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO CAP. 2 DO LIVRO PSICODIAGNÓSTICO – V

       O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica realizada com propósito clinico, não é amplo então não abrange todos os modelos de avaliação de diferenças individuais psicológicas O psicodiagnostico é utilizado para identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. Existe a diferença entre psicometrista e o Psicólogo Clinica.

   - Psicometrista valoriza o aspecto técnico da testagem com vinculo à ciência e a estatística já o Psicólogo Clinico ele aplica teste estratégia para obter dados, assim ele consegue traçar descrições de capacidade para avaliar um sujeito de forma sistemática com intuito na solução dos problemas.

       O psicodiagnóstico ele é considerado um processo cientifico, pois ele faz um levantamento de hipótese, considerado passos predeterminados tendo como objetivo confirmar as hipóteses levantadas. A base do psicodiagnóstico são as perguntas direcionadas ao individuo com possíveis hipóteses iniciais assim sendo definidos os instrumentos e ferramentas a serem utilizadas.

       

        Portanto é de importância crucial que o psicólogo saiba como usar os instrumentos uma vez adquiridos as informações preliminares adquiridos na entrevista do individuo, determinando o nível da interferência que o psicólogo fará. O psicodiagnósticos tem relação com as necessidades da fonte de solicitação variando os objetivos variam de acordo com a complexidade das questões propostas.

PERGUNTAS

  1. Como nortear as perguntas semidirigidas ao individuo para colher informações importantes no psicodiagnóstico?
  2. Como na psicometrista consegue mensurar de forma adequada o comportamento que se deseja conhecer melhor pelo fato de se tratar de testes estatísticos ?

REFERENCIA

CUNHA, J.A. Fundamentos do psicodiagnóstico. In______Psicodiagnóstico V. pag. 23-31

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com