TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO DOCUMENTÁRIO “MISTERIOS DA MEMÓRIA”

Por:   •  8/5/2020  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA

[pic 1]

LEILIANE NASCIMENTO PEREIRA

RESENHA DO DOCUMENTÁRIO

“MISTERIOS DA MEMÓRIA”

FEIRA DE SANTANA- BAHIA

2020


LEILIANE NASCIMENTO PEREIRA

Resenha apresentado ao docente da faculdade Anísio Teixeira, Paulo Henrique tem como requisito parcial à obtenção de nota complementar para a disciplina PPBIII.

RESENHA DO DOCUMENTÁRIO

“MISTERIOS DA MEMÓRIA

FEIRA DE SANTANA- BAHIA

2020

RESENHA DO DOCUMENTÁRIO

“MISTÉRIOS DA MEMÓRIA”

Leiliane Nascimento Pereira

É magico como o nosso cérebro funciona, e é mais atraente ainda quando pensamos na nossa memória, é um dos processos mais complexos que são executados por esse órgão espetacular que é o nosso cérebro.

 A memória é a central do nosso nível de bom funcionamento, é a capacidade da mente humana de fixar, reter, evocar e reconhecer impressões ou fatos passados. Porém, ela nem sempre será confiável, pois ela se atualiza diariamente quando adquirimos novas experiências, sendo capaz de inserir elementos do presente no passado quando essas relatamos.

Dentro da fala do Professor de neurologia Barry Gordon, diante de pesquisas feitas,  a memoria é dividida em sistemas: sistema de memória implícita e sistema de memória explicita, onde as experiências passadas auxiliam o desempenho de uma tarefa sem que haja consciência destas experiências anteriores, como por exemplo amarrar os cadarços ou andar de bicicleta. Já a memoria explicita ou memoria declarativa, nela podemos falar de um acontecimento, a data que aconteceu aquilo, porém ela é bem mais fácil de esquecer.

Os seres humanos confiam na sua memoria para trabalhar, se não fosse assim, estaríamos impossibilitados de executar qualquer tipo de atividade. A memoria de curta duração (memoria de trabalho) nos permite manter a informação de que precisamos por um tempo muito breve, porém a informação que é importante para nós vai para a memoria de longa duração (permanente) quase sempre por décadas.

Nesse documentário vemos que a nossa memoria possui algumas divisões capazes de armazenar conhecimentos e experiências extraordinárias. Percebemos esse fato no relato do musico Tony, que mesmo sendo autista, cego e mentalmente incapacitado, Tony toca instrumentos de uma forma excepcional, ele  tem a síndrome de Savant, onde o individuo tem habilidades intelectuais extraordinários conhecidas como “ilhas de genialidades” e “prodígios”. Uma memoria acima da media, porem com pouquíssima compreensão do que esta sendo executado.

Um ato de lembrarmos pode dissolver recordações vividas as emoções que sentimos, ou seja, ao depender das emoções vivenciada diante de um acontecimento, futuramente poderemos reproduzir em relatos esse acontecimento de uma forma totalmente deturpada . Partindo desse pressuposto, podemos afirmar de que a mente  é apenas um conceito de ilusão conceitual, ou seja, criar uma ideia não real e dizer que é real.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (56.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com