TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA FREUD - Análise de uma mete

Por:   •  16/11/2017  •  Resenha  •  1.801 Palavras (8 Páginas)  •  2.316 Visualizações

Página 1 de 8

ANÁLISE DE UMA MENTE: FILME

RESENHA - FREUD

Análise de uma mete

Resenha:

Para uma imersão com a perspectiva apoiada em certa parcela subjetiva em relação a vida e as ideias de Freud. Partir de sua própria gravação feita em 1938 aos  81 anos, ou seja, a única gravação, nos presenteia com intimidade devido a oportunidade de ouvir as palavras do portador de uma das mentes mais brilhantes que a humanidade já desfrutou.  Um passeio por informações bibliográficas, sentimentos e contextos, relatos detalhados, possibilitam um mergulho direto para Freud e o século XIX.

Sigmund  Freud  nasceu em 6 de maio de 1856 na cidade de Freiberg  (Alemanha). Seu pai: Jacob era um judeu mercador de lã que vivia com dificuldades em um ambiente anti-semita, ele tinha 42 anos quando Freud nasceu. Sua família vivia em um único aposento com mais dois meio irmãos adultos. O nome Sigmund foi uma homenagem  a um lendário imperador da Moravia.

A infância de Sigmund teve dificuldades obvias quando observamos a diferença de idade de seu pai para sua mãe: Amalie Nathanson e o fato de não haver a diferença necessária de sua mãe para seus irmãos de outros casamentos.  Amalie teve outro filho que morreu aos seis meses, o ocorrido pode alimentar e desmistificar junto a noção no sentido de compreender que Freud teve uma infância extremamente difícil.

Em 1860, os Freud se mudaram para grande Viena  e aos 10 anos Sigmund tinha cinco irmãs e um irmão. Nesse período é importante relatar o tratamento especial de Freud evidenciado na fala de sua mãe que o chamava de meu Sig de ouro. O tratamento relata sua posição de importância e destaque em comparação com seus irmãos. Freud demonstrava parcelas de sua genialidade mesmo em sua infância. Suas notas eram altas e aos doze anos de idade era fluente em seis línguas. Sigmund não demonstrava interesses comuns, como por exemplo seu diário  dos sonhos, um hobby incomum para alguém de sua idade. O garoto preenchia seu diário com sonhos heroicos que apreciava, e uma de suas lembranças que o acompanharia pelo resto de sua vida é o relato do pai diante de uma situação preconceituosa relacionada ao fato de seu pai ser um Judeu. Sigmund odiou a atitude do pai que não reagiu ao ocorrido.  

O documentário é rico em informações ao trazer sentimentos tanto em relação a sua mãe quanto ao pai e relatar sua infância  e o destaque de Freud em uma família comum com dificuldades  em um cotidiano real que nada tem de especial.  

Em 1873 Freud entra para universidade de Viena aos vinte e cinco anos, onde realizou uma pesquisa sobre os órgãos sexuais das enguias. O desejo  de Freud era ser um cientista pesquisador, porém havia uma cota para judeus nesse campo, então ele decidiu ser médico para ganhar a vida, decisão que mantinha como base a ansiedade no quesito sucesso profissional , e a intenção de se sustentar intencionando um futuro casamento, pois apesar de sua timidez nessa idade havia se apaixonado pela amiga da irmã: Martha Bernays  de vinte anos.  O Noivado com Martha acontece e dura quatro anos. Nós podemos apreciar uma versão romântica de Freud em que ele escreve mais de novecentas cartas, o que nos permite uma impressão singular da juventude do pai da psicanálise.

 Durante este longo noivado e ainda ansioso por seu sucesso ele começou a pesquisar em 1884 uma nova droga: a cocaína. A principio ele não sabia de seu efeito viciante e começou a usar e indicar para amigos. A droga lhe apresentou um efeito surpreendente onde alterou seu animo, pois Freud raramente demonstrava grandes reações animadas, muitos o relatam com uma expressão muito séria e  ele considerou o efeito, uma surpresa positiva. infelizmente os experimentos com a droga começaram decair quando as consequências trazidas por seus amigos lhe foram apresentadas Ernst havia se viciado e Karl seguindo as direções do próprio Freud descobriu que a cocaína poderia ser usada como anestésico em cirurgias, conseguindo assim a fama que Freud ansiava. É extremamente interessante o fato de Freud não ter se viciado, pois continuou a usar até 1895 para elevar seu animo, demonstrando um controle imenso e o quanto era ambicioso no sentido de controlar seu animo em prol de sua obra.

Avançando na vida e deias de Freud chegamos ao ponto em que ele era apenas um interno desconhecido no hospital de Viena. Escolheu sua especialidade em doenças nervosas devido a escassez de profissionais nessa área. Nessa época  relacionavam doenças como a histeria a causas físicas. Entretanto em 1885, Freud vai para paris estudar com Jean Marlin Charcot. Charcot  fazia experiências usando hipnose. Freud foi extremamente impactado  entendendo que as doenças poderiam ser causadas por ideias. Charcot acreditava que existia uma segunda mente o que Freud com o tempo denominou de inconsciente.  

Em cinco de abril de 1886 após retornar de Paris Freud abre seu próprio consultório e começa como hipnotizador, mas não conseguiu chegar ao ato da cura com os recursos que estava utilizando, foi quando conheceu Breuer e sua paciente Ana O. Ana era uma paciente incomum e Breuer lhe apresenta o tratamento chamado de: tratamento pela fala. Não há como descartar o nascimento da base de toda a psicanálise que é apresentada para Freud por Breuer. um fato realmente importante e curioso, pois sem Freud não há psicanálise e a cura pela fala apesar de ser extremamente importante, não seria suficiente. Posteriormente Freud descobre que as histerias dos pacientes estavam ligadas a experiências traumáticas envolvendo o sexo. e nesse contexto o surgimento do sexo como raiz das neuroses. Com o tempo Freud percebe que suas pacientes transferiam sentimentos amorosos paternais para ele. então também surge um de seus destaques: a transferência.

Sigmund se casa com Martha aos 30 anos em 1886 e os dois tiveram seis filhos nos primeiros oito anos. Ele era o homem que descobriu a libido, mas em certo ponto de sua vida abre mão do sexo afogado em sua maior paixão, ou seja, seu trabalho. Ainda imerso nessa paixão  ele une suas ideias revolucionárias sobre os sonhos, o inconsciente, sexualidade e forma uma nova e radical teoria sobre a mente.

Em vinte três de outubro de 1896 Jacob o pai de Sigmund morre. então aos quarenta anos Freud decide se analisar. Esse experimento é único, pois não há outro ser humano que cometeu tamanha ousadia e é esse evidentemente o novo impulso de Freud após seu recuo relatado na morte de seu pai. O pai da psicanálise que está viva ainda hoje descobre a estrada real para o inconsciente, ou seja, os sonhos. e usa a associação livre para aprofundar-se. Freud tinha neuroses e vasculhou ate chegar a o que chamou de monte de estrumes: sentimentos indignos ou vergonhosos arrastados para o inconsciente. Encarar o fato que quando criança poderia ter desejado a morte do irmão, ou desejado sexualmente a mãe era algo extremamente difícil, mesmo para Freud que observou e se analisou embasado na perspectiva científica e sem julgamento moral. Ele batiza a coleção de paixões ardentes infantis por complexo de Édipo, baseado no mito de Sófocles. O primeiro desejo de amor e paixão pela mãe e paralelamente o primeiro desejo de ódio pelo pai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com