TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Freud Alem da Alma

Por:   •  11/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

FREUD, S. Freud: além da alma. Dirigido por John Huston. Trilha sonora: Jerry Goldsmith. Lançamento 1962/1963. Drama biográfico. Elenco: Montgomery Clift, Susannah York, David McCallum, Larry Parks, Susan Kohner, Eileen Herlie, Fernand Ledoux, Rosalie Crutchley, David Kossoff, Joseph Furst, Alexander Mango, Leonard Sachs, Eric Portman, John Huston, Victor Beaumont. EUA. Inglês. 2h20min.

Freud : Além da alma, tem como diretor John Huston, foi produzido em 1962 nos Estados Unidos da América (EUA). O filme retrata a trajetória de Sigmund Freud, médico psiquiátrico, nos primeiros anos de sua carreira mostrando todo o percurso que ele faz, através de métodos de análises, como a hipnose afim de proporcionar tratamento para pacientes com histerias e neuroses, estudas por alguns colegas como Charcot e Breuer.

O filme tem início com Freud tendo a oposição de Meynert em tratar de uma paciente com neurose de histeria, pois Meynert não acreditava nos sintomas de histeria e imaginava que os mesmos eram mentiras, para fugir das responsabilidades e da realidade. Freud então, decide viajar à Berlim ou Paris para ter aulas com Charcot médico que desafiava a ciência com os fenômenos mentais. Logo na primeira oportunidade Freud presencia Charcot fazer um teste com dois histéricos, onde através da hipnose ele faz com que os histéricos eliminem seus problemas causados por traumas e depois faz eles terem outros problemas de histeria, apenas dando ordens enquanto os mesmos estavam hipnotizados. Assim chegamos à conclusão que a hipnose, tanto “cura” como cria sintomas.

 Após uma fase de estudos, Freud volta então a Viena e diz em palestra que a mente, pode ser controlada pelo inconsciente e assim recebe o apoio do doutor Breuer e começam a utilizar a ciência da hipnose para tratar as pessoas, descobrindo então, que para realmente tratá-las era preciso descobrir seus traumas passados. Freud começa a fazer algumas analises que foram rejeitadas até mesmo pelo seu parceiro de pesquisa (Breuer), onde, através dos casos que ele estudava, chegou à conclusão que a sexualidade começava na infância, onde a menina se apaixonava pelo pai e o menino pela mãe, e ambos viam sua mãe e seu pai como concorrentes (Complexo de Édipo). Essa conclusão fez com que ele fosse muito criticado e teve sua “teoria sexual” rejeitado até mesmo pelo seu colega Breuer. O filme finaliza nos deixando uma mensagem reflexiva que foi escrita no templo de Delfos: “Conheça a si próprio”

O filme reporta e nos permiti melhor compreensão das teorias freudianas e algumas questões sociais daquela época, tais como: o desempenho do inconsciente humano e da irrupção do pensamento psicanalítico na sociedade vienense.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com