TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha freud

Por:   •  10/11/2016  •  Resenha  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

FREUD, Sigmund. Um Caso de Histeria, Três Ensaios sobre Sexualidade e outros trabalhos. Edição Standart Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Imago.

Resumido por: Brenda Lorena Gomes

A sexualidade infantil: O descaso para com o infantil

Freud, autor do livro “Um Caso de Histeria, Três Ensaios sobre a Sexualidade e outros trabalhos” ao comenta sobre o descaso das pessoas ao se referir a pulsão sexual infantil, aponta que esse é o principal culpado da ignorância que temos hoje sobre as condições básicas da vida sexual. O psicanalista relata que na literatura, os poucos exemplos de crianças que apresentam essas pulsões, tais como, ereção, masturbação ou até mesmo atividades que se assemelham ao coito, eram mostradas como processos excepcionais, ou exemplos de depravação precoce.

Amnésia infantil

Freud, ao relatar sobre a amnésia infantil, diz que na maioria das pessoas, ela irá encobrir os primeiros anos da infância, podendo durar até os oito anos de idade. O mesmo afirma que mesmo as atividades que foram recalcadas por nós na infância, deixaram rastros na nossa vida, se tornando determinantes no nosso desenvolvimento. O autor esclarece que a amnésia histérica é uma “continuação” da amnésia infantil, dizendo que sem a amnésia infantil, não haveria a histérica.

O Período de latência sexual da infância e suas rupturas

O autor diz que ao relatar as lembranças infantis dos neuróticos, até mesmo as inconscientes, pode se traçar as condutas sexuais da mesma. Parece certo que o recém-nascido traz consigo germes de moções sexuais que continuam a se desenvolver por um tempo, mas que depois sofrem uma supressão progressiva, a qual, pode ser rompida por avanços regulares do desenvolvimento sexual ou suspensa pelas peculiaridades individuais. Freud aponta que a vida sexual da criança costuma se expressar de forma visível, por volta dos três ou quatro anos de idade.

Durante o período da latência sexual seja total ou parcial, começara a surgir as inibições sexuais (asco, vergonha, exigências pessoais, etc), inibições cujas quais, segundo Freud, podem ser construídas sem mesmo a ajuda de nenhuma educação.

Formação reativa e sublimação

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com