TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DA MATÉRIA DE FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA DA SAÚDE

Por:   •  22/11/2019  •  Dissertação  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ.

PROFESSORA: ÉRIKA HENKE GARCIA.

ALUNA: PRISCILA FIGUEIREDO GUIMARÃES.  MAT: 201903513391.

RESUMO DA MATÉRIA DE FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA DA SAÚDE.

A Psicologia da saúde, busca mapear a relação existente entre a manutenção da saúde, o desenvolvimento da doença e seus comportamentos, desenvolvendo pesquisas intervenções e auxílio. Estuda de forma científicas causas e origens de determinadas doenças de forma psicológica, social e comportamental. Promovendo a saúde, prevenindo a doença e promovendo e aprimorando as políticas de saúde públicas.

 A doença não seria necessariamente a ausência de saúde, mas sim pessoas além de livres das doenças complementando com o bem-estar físico, psicológico e social do indivíduo.

A partir do século XX surge a perspectiva biopsicossocial, que trata dos cuidados da mente e do corpo nos aspectos biológicos, psicológicos e social, na efetividade do tratamento de doenças crônicas, na forma como o evento é entendido e influência social na vivência da doença.

A psicologia da saúde surge da necessidade de promover e de pensar o processo saúde-doença como um fenômeno social, tendo como a educação de práticas saudáveis e políticas de prevenção um fator importante na melhoria da saúde.

Sua atuação nos hospitais, clínicas e departamentos acadêmicos de faculdades e universidades fornecendo ajuda direta e indireta aos pacientes atuando com equipes multidisciplinares. Ensinando os pacientes a entender melhor os seus problemas de saúde e orientando a controlar as condições de dor. Dando um suporte aos pacientes no pré e pós-operatório.

Podemos observas as atenções de saúde primário que é a atenção básica, ou seja a porta de entrada do paciente no sistema de saúde, tem por objetivo orientar na prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravo e direcionar os mais graves. Em seguida temos a atenção de saúde secundária, formada por serviços especializados em nível ambulatorial, com especialização em apoio de diagnóstico e terapêutico, atendimento de urgência e emergência. E por fim a atenção à saúde terciária, de alta complexidade contendo um conjunto de terapias e procedimentos de elevada especialização, alta tecnologia e alto custo.

O conceito de redes de atenção à saúde são organizações de conjuntos de serviços de saúde com o objetivo comum em cooperação e interdependência permitindo ofertar uma atenção contínua e integral para a população, humanizada com responsabilidades sanitárias e econômicas.

A saúde para o modelo biopsicossocial é compreendida de maneira abrangente e considera também as dimensões subjetivas do indivíduo. O modelo biopsicossocial rejeita o mecanicismo do biomédico e adota uma perspectiva interdisciplinar.

Uma vida saudável, nesse caso, não significa a inexistência de doença, mas as condições para uma vida saudável. Como, por exemplo, habitação e alimentação adequadas, acesso à educação e ao mercado de trabalho, a possibilidade de viver em paz e em um ambiente livre de poluição.

A saúde, portanto, é resultado da interação de inúmeros fatores, que são enquadrados em três componentes:

  • Componente biológico: doenças como resultados do funcionamento do organismo e de fatores de ordem biológica, como vírus e bactérias.
  • Componente psicológico: as condições psicológicas do indivíduo podem afetar o funcionamento do corpo. Os distúrbios psicológicos, por exemplo, podem estar entre as causas de doenças.
  • Componente social: as condições sociais, econômicas e ambientais afetam a saúde e podem contribuir para o surgimento de doenças.

Segundo os pesquisadores Fuster Belloch e González Olabarría, existem 6 princípios que norteiam esse modelo:

  1. O corpo é um organismo biológico, social e psicológico. O indivíduo recebe informações, interpreta, atribui significado e reage de determinada maneira.
  2. A saúde e a doença estão em equilíbrio dinâmico e são determinadas pelos três componentes do modelo, que interagem e se alteram constantemente.
  3. A prevenção, o diagnóstico e o tratamento de uma doença devem considerar os componentes biológicos, sociais e psicológicos em conjunto.
  4. As doenças não são resultado de apenas um fator, mas de um conjunto de fatores que interagem entre si.
  5. Os profissionais especializados em cada uma das três áreas devem atuar de maneira integrada para o devido tratamento.
  6. A saúde e o bem-estar físico, social e psicológico não devem estar restritas a uma especialidade médica, mas trabalhadas de maneira interdisciplinar.

O profissional no modelo biopsicossocial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com