TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DISCURSO PRELIMINAR SOBRE O CONJUNTO DO POSITIVISMO

Por:   •  11/4/2022  •  Resenha  •  2.931 Palavras (12 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE GURUPI - UNIRG PSICOLOGIA - 2º PERÍODO

RESUMO DISCURSO PRELIMINAR SOBRE O CONJUNTO DO POSITIVISMO

GURUPI - TO 2022

MAYLA AGUIAR.

                                                   

RESUMO DISCURSO PRELIMINAR SOBRE O CONJUNTO DO POSITIVISMO

Trabalho de resumo do livro  apresentado como exigência à disciplina de Introdução a Sociologia, realizado pela estudante Mayla Aguiar do curso de Psicologia da Universidade de Gurupi.

Profº: Paulo Henrique Costa.

GURUPI - TO 2022

Sumário

Visão Geral do Positivismo4

Positivismo e a Sociologia do século XIX4

Características do Positivismo4

Resumo: Discurso Preliminar sobre o conjunto do Positivismo5

Espírito fundamental do Positivismo6

Referências10

VISÃO GERAL DO POSITIVISMO

O Positivismo é uma corrente de pensamento que surgiu na Europa entre os séculos 19 e 20.  Essa corrente filosófica foi desenvolvida por Auguste Comte. Ele defendia que o conhecimento científico era a única fonte de conhecimento verdadeiro.

Desta forma, ensinos teológicos, como também as superstições, não seriam levados em consideração, porque eles não contribuiriam para a evolução da humanidade. Assim, podemos entender que, o Positivismo aprecia a ciência, o materialismo e o mundo humano.

O Positivismo se divide em duas partes: de um lado está a orientação científica e do outro a orientação psicológica. Este pensamento defende que a humanidade tende a progredir de forma constante. Pensando assim, este progresso deve ser reforçado. Auguste Comte chamou isso de Ciências Positivas, elas teriam mais forte expressão na Sociologia, ciência que ele é considerado o fundador.

POSITIVISMO E A SOCIOLOGIA DO SÉCULO XIX

Alguns fatores que marcaram o positivismo foram: a Revolução Industrial e as crises sociais (essas aconteceram por causa da revolução e também por causa da explosão demográfica dos centros urbanos europeus, por causa do surgimento rápido e desordenado de muitas indústrias). A fome e a desigualdade social cresciam cada vez mais pelas cidades.

Para os estudiosos foi difícil entender esse novo modelo social que surgia. O Positivismo e a Sociologia foi o quê Comte sugeriu para entender tudo o que estava acontecendo que assustou a muitos.

Auguste Comte acreditava que o progresso moral e científico da sociedade viria por meio da ordem social e também do desenvolvimento das ciências. Ele criou meio que uma hierarquia das 7 grandes ciências, essas são: Matemática, Astronomia, Física, Química, Moral, Biologia e Sociologia, considerando as duas últimas superiores.

Com base na Lei dos Três Estados, Comte criou 3 classificações diferentes. Elas são: o estado teológico (este é o primeiro e também o menos desenvolvido), o estado metafísico (segundo e intermediário) e o estado positivo (o último e o melhor). “O estado positivo ocorreu, segundo Comte, a partir do momento em que a humanidade passou a priorizar a ciência como fonte do saber confiável”.

CARACTERISTICAS DO POSITIVISMO

  • Doutrina filosófica baseada em teorias e leis

O movimento iluminista foi a aspiração mais remota do positivismo. Comte era favorável ao pensamento republicano, todavia acreditava que o caos e a anarquia, (estes que por muitas vezes predominou em alguns períodos revolução), impediam a marcha crescente do progresso.

  •  Doutrina sociológica

O positivismo se baseava na Lei dos Três Estados. A Ciência Social estaria no último e mais avançado estágio de todo o desenvolvimento da humanidade, acompanhada da Biologia. Isso permitiu que o positivismo tivesse o status de uma doutrina ancorada no pensamento científico.

  • Doutrina política

A ordem, o rigor e o empenho pela organização são características fundamentais para a doutrina positivista.

  • Aposta nas ciências e na industrialização

O Positivismo garante que o progresso da humanidade esteja de igual modo relacionado com o impulsionamento da industrialização e da tecnologia.

  • Religião positiva

Uma nova religião seria necessária, de acordo com Comte, essa seria baseada na própria natureza e na capacidade humana de desvendar os mistérios dela por meio da ciência. Resumidamente podemos dizer que Deus seria substituído pela ciência

DISCURSO PRELIMINAR SOBRE O CONJUNTO DO POSITIVISMO

“A nova doutrina geral, que até agora parece só poder satisfazer à razão, não é, no fundo, menos favorável ao sentimento e até mesmo à imaginação. O positivismo se compõe de uma filosofia e de uma política, uma constituindo a base, a outra a meta do mesmo sistema universal, onde inteligência e sociabilidade se encontram intimamente combinados. A ciência social não é somente a mais importante de todas, mas fornece sobretudo o único elo, ao mesmo tempo lógico e científico, que de agora em diante comporta o conjunto de nossas contemplações reais.”

A nossa primeira necessidade social, de acordo com Comte, seria a sistematização dos pensamentos humanos, pois a política precisa ser reorganizada e fazer isso sem esse sistema, não seria possível, devido as opiniões e costumes de cada um. Isso faria com que a vida pública e privada teria princípios fixos de conduta e julgamento.

Podemos dizer que a missão fundamental do positivismo é: generalizar a ciência real e sistematizar a arte social. Elas serão caracterizadas pelas duas faces deste que indica: o espírito geral da nova filosofia e sua conexidade necessária com o conjunto da grande revolução. O positivismo está mais apto do que o catolicismo a utilizar profundamente as tendências espontâneas do povo e das mulheres para a instituição final do poder espiritual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (175.8 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com