TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO QUE É PSICOLOGIA SOCIAL PARA SILVIA LANE

Por:   •  4/3/2020  •  Resenha  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO DO QUE É PSICOLOGIA SOCIAL PARA SILVIA LANE

O resumo a seguir é realizado com base no livro: “O que é Psicologia Social” da autora Silvia Lane, visando contribuir para conhecimento e visão no campo da Psicologia Social.

Em primeira abordagem entender o que é Psicologia a qual trata de uma ciência que estuda o comportamento do ser humano, tais comportamentos podem estar relacionados conscientes, que envolvam fatos e experiências, com pensamentos e ações intencionais ou inconscientes.

A Psicologia social é definida como ciência que estuda os comportamentos de indivíduos e as influências que ocorrem socialmente.

É importante salientar que o ser humano antes mesmo do nascimento tem relações que envolvem questões sociais, pois envolve a família que ele terá, e a maneira como é visto, desde a concepção (gravidez), ou seja,  tudo é influenciado pelo meio de histórico familiar e origem social, atrelado a isso recebemos da cultura, costumes, pessoas e sociedade  ações que determinarão o indivíduo.

Outro ponto importante são os grupos, as instituições aos quais os indivíduos estão inseridos, o sentimento de pertencer ou estar inserido em um grupo proporciona a influência de torná-lo protagonista ou não de sua própria história. Assim, conforme a autora, o indivíduo é responsável conscientemente de suas atitudes e pensamento, desenvolvendo sua consciência social.

O indivíduo se torna social com a necessidade de sobrevivência e participação em grupos, seu contexto histórico é inserido é regido por  regras, leis, padrões de vida. Essas “Normas/Leis” são características dos papéis sociais. Ou seja, determinações e responsabilidades adquiridas ao meio em que vivem ou ao grupo que estão inseridos.

Cada grupo determina suas regras e normas, e para que um indivíduo se adapte a um grupo, é necessário que no mínimo suas práticas e ações sejam de acordo com as normas daquele. O indivíduo pode ser livre, mas de acordo com o meio em que vive e desde que não ponha em risco a ordem da sociedade.

No que se refere Identidade Social, a autora aborda as diversidades de identidades, o indivíduo pode se descobrir como um indivíduo diferente, distinto dos outros. O uqe vale ressaltar é que entre muitos da espécie humana, o indivíduo passa a ter suas características próprias em confronto com as outras pessoas, ele tem sua identidade social que o diferencia. O que de fato representa a identidade social, definida pelo conjunto de papéis que os indivíduos desempenham, atendem basicamente, à manutenção das relações sociais.

Outro fator abordado no livro , é a  importância de levantar o problema da “Consciência de Si”, ao invés do indivíduo apenas reproduzir o esperado pelos grupos que os cercam e ser julgado bem ajustado, este o questiona a sua trajetória de vida, compreendendo de  onde veio, buscando  razões históricas da sociedade, do grupo social, procurando saber o porquê de discrepâncias sociais , explorações de trabalho e, principalmente, questionando os papéis quanto a sua determinação e suas funções históricas, somente desta forma é que o indivíduo consegue ser um agente de mudança social, pois quando um sujeito se tem consciência de Si, é mais fácil chegar a consciência social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com