TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO INTRODUÇAO A SOCIOLOGIA

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.363 Palavras (10 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO CIENTÍFICO SOBRE O SOCIAL

As origens do pensamento científico sobre o social

Desde nosso princípios, o ser humano buscava sempre respostas, com o passar dos anos sua capacidade de pensar era aprimorada, fazendo o pensar e refletir, sobre as questões da vida, indo sempre em busca de resposta para sua questões. Nos grandes princípios da humanidade muito das nossa questões e duvidas eram respondidas através de mitos ou explicações magicas, que não eram coisas muito obvias mais que acabam sendo a única coisa que tirava nossa dúvidas. Com o passar dos longos da vidas esses meios de explicações foram sendo aprimorados, passaram o grande conhecimento das religiões, a filosofia e a ciência.

As histórias contadas eram vistas como lendas, e crenças. Mais esse mitos sempre carregavam sempre um pedaço de cada lugar isso e um costume de um povo, que constituía uma explicação de vida social. O mito era explicado pela nosso fé, ele e algo que não precisa de comprovação mais sim da nossa capacidade de acreditar no que foi dito.

O mito era algo de grande importância para o desenvolvimento da humanidade, o mito fazia com que as pessoas procurassem entender nosso mundo, os lugares, as regiões, através do sentimento sempre procuram ordem para as coisas ditas. No decorrer da evolução foi se passando a desenvolver a nossa consciência, começou a se procurar e ter necessidade de procurar respostas e descobrir sobre as leis que tem no mundo e procuram entende-las mais de um modo racional e logico. Enquanto o mito fazia o homem acreditar que o mundo era visto só como historias, nesse momento entrou a filosofia que teve seu papel no sentido de permitir o entendimento das coisas através do pensamento sobre tal.

O conhecimento filosófico e na verdade uma formulação de hipóteses, e como um razão e tem sua finalidade a busca e a representação, isto e, tentar mostrar de maneira fácil de ver a realidade. A filosofia veio com meio de questionar os problemas, podendo decidir o que e certo ou o que está errado.

Já a religião tem como base outras doutrinas, na verdade são como questões não discutíveis algo que vem mais do pessoal de cada pessoa, que não vale diretamente a razão e do conhecimento, mais vem de cada pessoa, isso e, da sua fé. A religião teve seu auge na mundo ocidental, era algo predominante, no período medieval, isto levo a criação da igreja católica.

Já nosso senso comum, ele é algo da nossa formação de entendimento, algo que veio de culturas e nosso antepassados, algo dos grandes grupos sociais onde sempre tivemos inseridos. É simplesmente algo passado entre nossas gerações, pela nossa educação, e das nossas experiências de vida.

Sempre tivemos conhecimento sobre como agir em certar ocasiões, de como lidar com elas, e como participa de cada questão. Nosso senso comum e praticamente a compreensão dos dados, sem se preocupar com implicações profundas dos eventos.

A destruição do período feudal, teve uma única importância que seria o conhecimento cientifico. Nesse momento houve o surgimento e a necessidade de ser formula um critério sobre verdade pautado na razão e na funcionalidade

Isso deu origem ao conhecimento científico que era na verdade uma realidade mais concreto sobre tudo, se baseia nas experiência e não apenas na razão de tudo. Na verdade e mais como uma característica do pensamento, uma procura da verdade através de cada momento, e desenvolvimento da análise da linguagem.

Entre esses tantos fatores cada conhecimento tem seus aspectos e teve grande importância no desenvolvimento intelectual, e na formação do ser humano.

O conhecimento mítico por exemplo baseia-se em um racionalidade menor, recorrendo a deuses para explicar de maneira simples e fácil, sobre fenômenos que não podem ser explicados, mais corretamente dito como um relato fabuloso. O mito antecede a ciência, que posteriormente veio a nega-lo.

Também vimos a grande importância do conhecimento filosófico, que e mais ligado a construção de ideias e conceitos. Buscando a verdade do mundo por meio de debates.

E por último o conhecimento cientifico que lidava com algo mais concreto, isto e lidava com ocorrências e fatos, vamos dizer assim algo que se manifesta, algo que conseguimos provar que e real.

A sociologia pré-científica

No decorrer dos anos ocorrem grandes mudanças significativas na Europa, passando a se torna um mundo contemporâneo. A Europa passava pelo seu período medieval, passava por um época estável e fechada, nesse período se encontrava uma Europa fechada e estável, assim teve o início de abertura e expansão comercial e marítima. As pessoas que eram vistas, por clã e na sua propriedade fundiária, foram sendo substituídas pela sua identidade nacional e pelo seu individualismo. Seu amadurecimento, sua mentalidade foram bem laicas – estavam se desligando de princípios sagrados e transcendentais, passa então a se ter outras preocupações.

O renascimento teve seus seus valores modificados passando a ser compartilha entre os homens. Teve um grande aumento da valorização da riqueza, e a ordem social se voltou a competição por novo mercados e ampliações para o consumo.Com o desenvolvimento das atividades comerciais, teve a implantação de um nova classe social que ganho bastante evidencia isto e: a burguesia comercial, que eram mais como comerciantes que obitiam lucros e tinhas grande interesse no poder político, queriam dominar a política.

Um dos grandes pontos são os valores sociais na época que eram compostos por:

  • Antropocentrismo: o homem se coloca como centro de tudo
  • Laicidade: separação das questões transcendentais das preocupações imediatas do dia a dia
  • Individualismo: valorização da autonomia individual em detrimento da coletividade
  • Racionalismo: modo de pensar que atribui valor somente à razão
  • Hedonismo: dedicação ao prazer como estilo de vida.

O século das luzes

O século da luz foi um época marcada principalmente sobre as filosofias tomadas pelo iluministas, uma época do iluminismo. Assim dizendo foi um época em que a filosofia combatia o Antigo Regime que seria o Absolutismo e até mesmo o Mercantilismo, tinha como o objetivo a em pregação da liberdade econômica, também influenciavam na liberdade política e na igualdade jurídica. Seus ideais acabam conquistam muitos na época, e teve um grande apoio dos burgueses, acabaram influenciando nos acontecimentos importantes como a independência dos Estados Unidos, a Revolução Francesa entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com