TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Por:   •  17/10/2019  •  Resenha  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

-- Revisão de literatura cobrindo o período de 1990 a 1997 ( Ambrose; Kulik): Dois grandes grupos a respeito do tema: o que relata pesquisas derivadas de teorias sobre motivação; e o que relaciona a motivação a 3 novos temas:

1) Criatividade

2) Grupos

3) Cultura

--  Revisão realizada por Latham e Pinder(2005): Avanço na teoria sobre necessidades, características pessoais, cognição e afeto, cultura nacional, desenho, do trabalho e modelos de ajuste pessoa-ambiente, nos estudos sobre motivação.

- Chega-se à conclusão a respeito da importância das teorias de estabelecimento de metas, teoria sociocognitiva e da justiça organizacional nas abordagens de motivação do trabalho nas últimas três décadas.

-- Na década de 90, as pesquisas de motivação dividiam-se em 3 grupos:

1) Dos fatores extrínsecos ou intrínsecos do trabalho: relacionava tais fatores com a satisfação no trabalho.

2) Necessidade de realização: acreditava existir uma relação entre a baixa necessidade de realização e baixa satisfação no trabalho.( necessidade de realização: vontade de atingir objetivos que apresentam algum desafio).

3) Ética protestante no trabalho: trabalho como valor central na vida.

-- No início dos anos 2000, a influencia das características pessoais passou a ser considerada importante para a motivação, principalmente relacionando autorregulação e desempenho no trabalho.

- A especificação de metas e a autoeficácia vem sendo testadas como mediadoras nas reações entre características pessoais e desempenho. (a percepção da autoeficácia e a especificação de metas atuam como potenciadoras entre a relação das características pessoais como o desempenho).

- Os valores estão sendo cada vez mais considerados na teoria motivacional: metas são concebidas como meios para a realização de valores .

- Na Teoria da Expectância ( Vroom, 1995) - A valência ( recompensa, ou resultado que advém do bom desempenho)  inclui a dimensão valorativa.  

- A articulação entre necessidades e valores tem sido incorporada aos estudos sobre motivação e desempenho no trabalho, auxiliando na compreensão das diferenças culturais. 

- Os estudos interculturais ressaltam a necessidade de se adotar práticas de gestão distintas.

- Autoeficácia como importante mediadora entre meta e desempenho.

- Cresce o interesse pelo ajuste da pessoa-ambiente, que seria a relação do equilíbrio entre as características do trabalho e as habilidades pessoais. A adequação das metas às habilidades pessoais é importante.

- As revisões previamente mencionadas fazem referencia à consolidação da teoria do estabelecimento de metas no campo da psicologia organizacional e do trabalho.

- Seu suporte empírico envolve o nível de dificuldade da meta e o feedback do desempenho.

- Identificação da meta individual com a meta grupal: potencializa o desempenho do grupo.

MINHA PARTE

-  Na revisão de 2005, é possível também identificar o uso da teoria sociocognitiva de Bandura nos estudos sobre motivação no trabalho. Efeito mediador de variáveis cognitivas na relação entre antecedentes e conseqüentes ambientais. Contribuiu para uma concepção menos específica e mais geral da percepção de autoeficácia.

- Autoavalicação: avaliação que as pessoas fazem sobre suas próprias competências e habilidades, e envolve quatro núcleos; autoestima, autoeficácia, estabilidade emocional e lócus de controle. Relação entre autoavaliação e satisfação no trabalho.

- Ferris ( 2013) propõe a relação entre a teoria do núcleo de autoavaliação com a abordagem das orientações de metas motivacionais.

- A orientação de metas motivacionais medeia ( é a base da) a autoavaliação e sua relação com a satisfação no trabalho- soma de experiências prazerosas e crenças positivas sobre o próprio trabalho.

- Foco regulatório: regulação, que pode ser feita pela prevenção ( evitar que algo ruim aconteça, auto proteção, sendo a meta orientada pelas obrigações; ou promoção , que seria buscar um comportamento positivo que enalteça o eu, orientada pelas aspirações e desejos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com