TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO TEORIAS PSICOLOGICAS

Por:   •  21/4/2017  •  Resenha  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 6

PSICOLOGIA 1° SEMESTRE CIÊNCIA E PROFISSÃO

RESUMO -TEORIAS/ESCOLAS EM PSICOLOGIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADÁ

Gabriel Nogueira de Freitas

É importante esclarecer do que se trata então a psicologia. Psicologia é uma ciência que diferentemente da sociologia que trata o indivíduo como grupal, social a psicologia tratara do sujeito em sua forma individual acoplando seus sentimentos, sua aprendizagem, sua memória, seus pensamentos, suas linguagens, suas emoções e motivações. É do campo da psicologia também a compreensão de tópicos sociais tais como estupro, poluição, sexismo, violência, divórcio , racismo, entre outros.

A psicologia lidará com o ser humano em sua subjetividade, tal qual a matemática que se utiliza dos números, o psicologo se volta para o ser humano enquanto um ser de sentimentos, um ser de pensamentos e de comportamentos. A psicologia focaliza um fenômeno particular, como exemplo “ a cadela de Rogéria tem medo de trovão “ e o transforma em um fenômeno geral, estudando as diversas formas de manifestação de um medo, suas causas, suas consequências partindo de algo particular para um princípio geral.

LINHA HISTÓRICA DA PSICOLOGIA

Podemos associar a Grécia e a Idade Moderna como as principais épocas em que concentra-se uma preocupação entre razão e alma humana, ou seja não existia em si uma psicologia, mas os filósofos preocupavam-se com o espírito, surgindo então uma vaga ideia de pshché que abordaria os sentimentos, os desejos, as sensações e a percepção humanas. Começa então uma formação de ideias filosóficas no que concerne a psicologia na Grécia:

PRÉ- SOCRÁTICOS: percepção no mundo ( relação do homem com o mundo)

SÓCRATES: razão ( característica humana) teorização da consciência

PLATÃO: local da razão no corpo ( CABEÇA) corpo e alma são separados

ARISTÓTELES: alma (princípio ativo da vida) todos possuem, alma e corpo são diferentes

As concepções estabelecidas pelos dois grandes filósofos da Grécia geraram então duas tipologias filosóficas, platônica que considerava a alma como imortal e separada do corpo e aristotélica condizente com a mortalidade da alma e sua pertença ao corpo.

Saltando então as perspectivas filosóficas chegamos na história da psicologia do século XIX, onde percebia-se mediante avanços fisiológicos para estudo do cérebro, dos nervos e órgãos sensoriais. Destacando-se o filósofo e físico Gustav Fechner (1801- 1887) que procurava entender as relações dos estímulos físicos para desencadeamento de sensações, exemplo : Quão alto deve ser um ruído para ser ouvido? A partir de suas publicações demonstrou-se que procedimentos experimentais e matemáticos contribuíam para compreensão dos processos mentais, entende-se para psicologia que os processos mentais são todos aqueles que envolvem a cognição (atenção, pensamento, linguagem, percepção) bem como as formas de conhecimento, o sonhar, o fantasiar, desejar, entre outros. Ao estabelecer-se como área de estudo, vinte anos mais tarde, Wihelm Wundt foi o responsável por fundar a psicologia científica, graças justamente aos seus estudos em que buscava compreender a estruturação dos elementos da mente ( pensamentos, emoções, memórias, imaginação) também chamado de estruturalismo, para melhor entendimento Wundt fundou um laboratório na Alemanha em Leipzig , em 1879, e neste espaço realizou diversos métodos a partir da instrospecção analítica.

Na instrospecção, Wundt submetia cientistas bem treinados a passarem por alguns testes, em que respondiam sobre suas próprias experiências mediantes estímulos, exemplo: Como a picada de uma agulha na pele teria uma correspondência na mente dele? Ou que tipo de emoções poderiam ser provocadas por mudanças sonoras de determinada música? A partir do introspeccionismo, foi desenvolvido então o paralelismo psicofísico, ou seja, fenômenos mentais podem corresponder a fenômenos orgânicos. O laboratório levou então a título de cientificidade a psicologia da época. Porém novas concepções passam a surgir em relação a psicologia, William James por exemplo, considerava as ideias wundtianas limitadores, estudando então o processo de adaptação do ser humano ao seu ambiente a partir da consciência, ou seja, estudou os processos mentais no seu aspecto funcional, surgindo assim o funcionalismo que apoiava-se numa ideia darwiniana de seleção natural, os organismos mais fortes se adaptam ao ambiente, para William os organismo com adaptações de comportamento e adaptações mentais ajustariam-se rapidamente em suas experiências, utilizando-se da consciência.

PERSPECTIVAS PSICOLÓGICAS DO SÉCULO XX

A) Behaviorismo

“ Dê-me uma dúzia de bebês saudáveis e bem – formados e um mundo especificado por mim para criá-los, que garanto escolher qualquer um ao acaso e treiná-lo para torna-se qualquer tipo de especialista que eu escolher – médico, advogado, artista, comerciante e, sim, até mesmo mendigo e ladrão, independentemente de seus talentos, inclinações, tendências, habilidades, vocações e da raça de seus ancestrais.” ( Watson, 1925, p. 82.) ( Culver Pictures.)

Percebemos a partir da citação que John Watson, fundador do movimento behaviorista considerava o ambiente como total influenciador do comportamento humano, Watson pretendia tornar a psicologia uma ciência respeitada, não concordava com o introspeccionismo de Wundt pois acreditava que as experiências não poderiam ser analisadas e testadas, deveriam sim estudar a experiência, todavia através de comportamentos observáveis, estudando através de estímulos (ambiente) e respostas (indivíduo) as influências comportamentais estabelecidas pelo meio, considerava a substituição da introspecção por métodos objetivos (análises, experimentações) que poderiam ser obtidos não através da própria experiência humana, mas a partir de comportamentos mais simples de serem entendidos como o dos animais- não humano.

B) Cognitivismo

É uma perspectiva que preocupa-se em entender a relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com