TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão Infecção por HIV e AIDS Estigmatizarão e Psicologia

Por:   •  26/6/2022  •  Resenha  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 2

Infecção por HIV e AIDS, estigmatização e Psicologia

Luana Barros Lacerda - 149755

        Uma problemática que vem assolando a humanidade desde de a década de 80, é a epidemia de HIV e AIDS. Porém, além dos fatores biológicos que fazem com que essa questão seja um problema, outra questão a ser analisada é em relação as patologias sociais que vem acompanhada da formação histórico-cultural através da relação da sociedade com a doença. Essa que em questão a psicologia tem um papel de extrema relevância.

        Nesse contexto devemos ressaltar o papel da sociedade em relação aos estigmas dessas doenças, ou seja, a sociedade trouxe como patógeno da doença uma parte da população, nesse contexto foi a população homossexual, fazendo com que os preconceitos fossem ratificados. Como visto no documentário "carta para além dos muros", a epidemia surgiu quase que à serviço da população reacionária frente, para assim justificar seu pensamento retrogrado e preconceituoso.

        Assim, também cabe destacar que esse preconceito ajudou a construir um estigma de culpabilização das pessoas que eram diagnosticadas como soro positivo. Isso se deu pelo estigma de que a infecção por HIV e AIDS era "uma peste advinda  de relações promiscuas e desregradas". Nesse mesmo contexto, houve uma cisão entre os pacientes diagnosticados com HIV, pois os que eram diagnosticados por serem hemofílicos ou crianças que nasceram de pais soropositivos eram considerados coitadinhos, porém os diagnósticos de pessoas homossexuais era visto como punição pela orientação sexual.

        Somado a todas essas problemáticas sociais citadas acima, outro fator de suma importância para trazermos à discussão, é a falta de informação em relações as inovações médicas para o combate do HIV e AIDS. Isso acontece devido a estigmatização de que a pessoa que vive com HIV está condenada a morte, isso devido ao conhecimento arcaico das pessoas em relação a doença.

        Conclusivamente é evidente que, hoje em dia a maior problemática em relação ao HIV e AIDS não é a questão biológica propriamente dita, mas sim muito o papel das problemáticas sociais que os indivíduos que vivem nessa situação enfrentam.         

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com