TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões sobre a atuação do (a) psicólogo (a) em contextos de escolarização formal.

Por:   •  21/11/2015  •  Resenha  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

1. Referência bibliográfica do texto: Zanella, A. V. (2003). Reflexões sobre a atuação do (a) psicólogo (a) em contextos de escolarização formal. Psicologia: Ciência e Profissão, 23 (3), 68-75.

2. Problema apresentado no texto: O texto apresenta reflexões a respeito da atuação do psicólogo em contextos escolares e análises realizadas neste contexto.

3. Objetivo do texto: (Zanella, 2003) problematiza a atuação do Psicólogo (a) em Contextos de Escolarização Formal a partir da análise de múltiplos sentidos para a relação deste profissional com o contexto e população com a qual trabalha. Relata sobre cada pólo sendo, a atuação do psicólogo em comunidades e escolas e suas relações. A autora traz reflexões sobre as reflexões entre escolas, atuações do psicólogo e as comunidades, e constata a necessidade de observações no neste contexto. Na sequencia, faz uma diferenciação a respeito de sentido e significado.

“... sentido e significado nunca foram a mesma coisa, o significado fica-se logo por aí, é direto, literal, explícito, fechado em si mesmo, unívoco, por assim dizer, ao passo que o sentido não é capaz de permanecer quieto, fervilha de sentidos segundos, terceiros e quartos, de direções irradiantes que se vão subdividindo em ramos e ramilhos, até se perderem de vista; o sentido de cada palavra parece-me como uma estrela quando se põe a projectar marés vivas pelo espaço fora, ventos cósmicos, perturbações magnéticas, aflições” (Saramago, 1997, p.135)

4. Resumo: Zanella (2003) define o conceito do que é uma escola segundo: (Nasciutti, 1996, p.103):

Escolas são instituições e, enquanto tais, ligadas “...à cultura local, influenciando e sendo influenciadas pelos contextos social, político e econômico nos quais se inscrevem, atravessadas pelo imaginário social, incluindo aí um sistema simbólico próprio”.

A escola tem o papel fundamental em nossa sociedade, transmite o conhecimento aos alunos. Escolas, no entanto, têm assumido determinados sentidos para sua própria existência.

5. Conclusões do texto: O texto aborda sobre o trabalho que o psicólogo pode realizar na interface com a educação. A identidade profissional que tem que ser estabelecida, trazer estratégias para a formação na educação como um todo.

6. Análise do texto: Vemos no texto que os psicólogos e professores não podem realizar certas atividades devido a uma hierarquia que existe dentro de uma instituição. Por exemplo: na escola onde realizamos o estágio foi observado que não podem reprovar um aluno, isto depende de várias questões que estão acima dos professores e diretores, é ditado pelo governo, devido à hierarquia.

O texto nos faz pensar numa prática transformadora – não apenas mostrar e formar para um determinado pensamento no mundo. As técnicas utilizadas são elaboradas para qual objetivo? Qual o resultado que se quer obter? Podemos ajudar o pedagogo a mudas as formas de trabalhar numa instituição? São estas e outras questões que precisamos colocar em prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com