TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacionamento Interpessoal-Dinâmica

Por:   •  4/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

O CONSTRUTOR DE PONTES

(Dinâmica para trabalhar relacionamentos e conflitos interpessoais)

Descrição: O líder explica ao grupo que fararão uma atividade para autoanálise e avaliação de como estamos nos relacionando.

Desenvolvimento:

1. O vice-líder distribui uma folha de papel sulfite e pede para cada participante dividi-la ao meio no sentido vertical.

2. Após todos terem dividido as folhas, pedir para:

-Do lado esquerdo coloquem o nome da pessoa que têm mais dificuldade, em se relacionar no momento, em sua vida.

-Do lado direito algo que não conseguem aceitar em si próprios. (colocar três características)

3. Quando tiverem terminado, pedir para:

-Abaixo do nome da pessoa que tem dificuldade para se relacionar, escrevam em poucas linhas os motivos que levam a essa dificuldade. (colocar duas características)

4. Agora, abaixo da característica que não aceitam em si mesmos, expliquem o motivo da não aceitação e que efeitos essa característica acarreta nos seus relacionamentos, de modo geral. (colocar três características)

5. Quando todos tiverem terminado, pedir para deixarem de lado a folha e escutar história, abaixo:

O Construtor de Pontes

Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado. Mas agora tudo havia mudado. O que começou com um pequeno mal entendido, finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio. Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta:

- Estou procurando trabalho. – disse o homem que era carpinteiro.

- Talvez você tenha algum serviço para mim.

- Claro! – disse o fazendeiro.

- Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu vizinho. Na realidade é do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta. O carpinteiro disse, então: - Acho que entendo a situação. Mostre-me onde estão o martelo e os pregos.

O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade. O homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando o dia inteiro. Quando o fazendeiro voltou, não acreditou no que viu: em vez da cerca, uma ponte havia sido construída ali, ligando as duas margens do riacho. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou: - Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei. Mas, as surpresas não pararam neste momento. Ao olhar novamente para a ponte viu o seu irmão correndo, se aproximando de braços abertos. Por um instante permaneceu imóvel do seu lado do rio. O irmão mais novo então falou: - Você, realmente, foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse! De repente, num só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se, chorando no meio da ponte. O carpinteiro que fez o trabalho aprontou-se, então para partir levando sua caixa de ferramentas. - Espere, fique conosco! Disse o fazendeiro. - Tenho outros trabalhos para você. E o carpinteiro respondeu: - Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir.

Discussão:

1. O líder pergunta ao grupo:

-O que entenderam da história?

-O que costuma gerar a maioria dos conflitos? Podemos dizer que os principais conflitos são gerados por pequenas coisas ou coisas sem importância?

-Que lições extraíram da história?

Devem aparecer respostas como: ser pacientes e empáticos; escutar e entender o outro; muitas vezes há necessidade que alguém ceda para se chegar a um bom termo; entre outros.

-Geralmente empenhamos nossos melhores esforços para construir pontes, ou por outro lado: não nos importamos em construir muros? No que precisamos estar atentos para conseguir construir mais pontes que muros?

Devem aparecer respostas, como: não entrar em discussão quando se está nervoso e/ou frustrado; contar até 10 antes de falar quando se está nervoso com alguma situação; relevar algumas coisas que são feitas para nós, às vezes nem tudo que se faz é proposital; buscar entender o lado do outro ou da situação; entre outros.

2. Depois de esgotada a discussão sobre os pontos acima, o líder pede para que cada um retome sua folha e analise:

-No tópico dificuldade de relacionamento com a pessoa listada: o que ocasionou o conflito e buscar alternativas para solucioná-lo. (colocar quatro soluções)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com