TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de observação desenvolvimento infantil

Por:   •  22/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.848 Palavras (20 Páginas)  •  1.609 Visualizações

Página 1 de 20

                                              [pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

CAMPUS RONDONÓPOLIS – UNIDADE FLORIANO PEIXOTO

CURSO DE PSICOLOGIA

Desenvolvimento Humano I

Relatório de observação (Criança de 2 – 3 anos)

NATHÁLIA FRANTHIESCA REZENDE SOUZA

NUELY TRINDADE DOS SANTOS

LUIS CARLOS PIRES

DIEGO MARADONA MARTINS

RAFAEL NERIS SILVA

                                         

                                                               Prof. (ª) Anita Romilda Toaldo

Rondonópolis – Psicologia 2º Semestre

2015/1

                                              [pic 3][pic 4]

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

CAMPUS RONDONÓPOLIS – UNIDADE FLORIANO PEIXOTO

CURSO DE PSICOLOGIA

Desenvolvimento Humano I

Relatório de observação (Criança de 2 – 3 anos)

Relatório acadêmico elaborado para                          atender às atividades do 2º semestre de Psicologia, Unic Rondonópolis da Universidade de Cuiabá, Unidade Arnaldo Estevão – referente à “Prova oficial do 2º bimestre” sob orientação da Prof.(a)  Anita Romilda Toaldo.

                                         

                                                               

Rondonópolis – Psicologia 2º Semestre

2015/1

SUMÁRIO

  1. Introdução............................................................................................... 4
  2. Relatório das observações....................................................................... 8

2.1 Primeira observação ................................................................................. 8

2.2 Segunda observação.................................................................................. 9

  1.  Terceira observação................................................................................ 10
  2.  Quarta observação .................................................................................. 11
  1. Fundamentação teórica............................................................................... 12
  2. Considerações finais ............................................................................... 13
  3. Referências................................................................................................... 16
  4. Apêndices..................................................................................................... 17

1. Introdução

Este presente trabalho aborda o desenvolvimento infantil primordialmente das crianças de 2 á 3 anos, temos como objetivo fazer um detalhamento deste desenvolvimento e reunir as teorias e praticas com a observação já realizada, tal junção nos envolve com a completa resolução teórica.

O desenvolvimento é o estudo cientifico das mudanças de comportamento relacionadas á idade durante a vida de uma pessoa é um processo continuo que principia com a própria vida, no ato da concepção e que não para mais, se dá de varias maneiras e por vários caminhos.  Este campo examina mudanças através de uma ampla variedade de tópicos, incluindo habilidades motoras, habilidades em solução de problemas, entendimento conceitual, aquisição de linguagem, entendimento da moral e formação da identidade.

Questões formuladas por psicólogos do desenvolvimento incluem se são as crianças qualitativamente diferentes dos adultos ou eles simplesmente não têm a mesma experiência dos adultos? O desenvolvimento ocorre através de uma acumulação gradual de conhecimento ou por mudanças de um estágio de pensamento ou outro? As crianças nascem com conhecimento inato ou elas percebem as coisas com a experiência? O desenvolvimento é direcionado pelo contexto social ou por algo dentro da criança?

De todas estas dúvidas surgem à utilização de várias teorias que vem para sanar estas questões, temos várias teorias, como a teoria cognitiva de Jean Piaget ou a teoria de desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson, ou a teoria da aprendizagem social de Albert Bandura e até a teoria psicanalítica de Sigmund Freud do desenvolvimento psicossexual entre outas.

Ao longo de nosso processo de observação e da comparação do comportamento de nosso objeto de estudo, ou seja, o sujeito, com as teorias existentes e suas relações, iremos nos aprofundar em algumas das teorias mencionadas acima.

CARACTERIZAÇÃO DA CRIANÇA

Cairo de Souza Braz tem dois anos e nove meses, mora com os pais, Oseias e Rosângela e o irmão mais velho no Bairro Pedra 90 na cidade de Rondonópolis, na rua A-6, nº 3055, nascido em Rondonópolis, no dia 04 de agosto de 2012, Cairo além dos problemas normais que as crianças possuem nasceu com uma dificuldade, ele nasceu com sopro no coração, ainda bebe foi operado em Goiânia e hoje é uma criança saudável e normal a não ser pelo acompanhamento médico que ainda se faz necessário, seus pais são evangélicos e afirmam que a criança  gosta bastante de ir a igreja com a mãe, a criança vem de uma família humilde mas muito unida e carinhosa, o mesmo tem como uma de suas cuidadora a avó materna, Dona Maria Tereza. A criança possui certa dificuldade na fala, mas consegue se comunicar falta certa clareza, mas se faz compreensível.

  1. Primeira observação

A primeira observação ocorreu no dia 24 de Maio de 2015, ás 9h e 30m e foi feita com a criança Cairo e aconteceu na casa de sua avó Maria Tereza, que é uma de suas cuidadoras, que inclusive a criança tem preferencia por estar na casa da avó, a criança preferiu brincar sozinha, mesmo quando o irmão tenta se aproximar e ele se sente ameaçado, quando o irmão tirar o brinquedo que estava brincando o mesmo chora e chama a avó, que instantaneamente pede a outro neto que deixe o irmão em paz, o que o irmão mais velho acata e se afasta e senta no sofá, mas continua observando o irmão e Cairo continua a brincando sozinho com alguns objetos no chão, ele balança e joga no ar às vezes objeto nenhum como se tivesse uma espécie de avião nas mãos, passa um tempo e o mesmo enjoa da brincadeira e continua por ali andando procurando algo para fazer, Cairo também gosta de continuamente balbuciar certo som, fica repetindo “pum, pum, pum”, e vai atrás da mãe que chega ao local, assim que a mãe chega, ele já fica atrás da mesma, chamando atenção da mãe para tudo, dai pede para escrever, a mãe lhe entrega uma folha e uma caneta que ele começa a riscar e a fazer segundo ele um desenho, a cada risco ele chama a mãe para ver seu avanço, que o elogia e sorri e faz um carinho no menino Cairo e entra na casa para ser novamente convidada a vir ver seu desenho, ele alega estar desenhando um caminhão, depois diz que esta desenhando a si e a mãe, depois de um tempo desenhando ele se cansa e deixa a folha jogada e sai, (é notável através do desenho que a criança tem a coordenação motora bem desenvolvida, ele já desenha formas).  Logo se senta no sofá e percebe-se que ele já esta sonolento pelo seguinte motivo fomos embora ás 10h e 07min e a observação em questão acabou não tendo a duração de uma hora, pois a criança quis dormir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (265.7 Kb)   docx (592 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com