TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio sniff

Por:   •  3/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  1.350 Visualizações

Página 1 de 2

D[pic 1]

Disciplina :Análise Experimental do Comportamento     Data05/11/2015

Professor:Victor Hugo Basseto

Alunos:Francis Adriele da Silva Guedes

Michel Razzaboni

Valdinéia Pedroso de Oliveira

Exercicio:

Reforço  Continuo de Resposta  da Pressão á Barra(CRF)

Objetivo:

Praticar o esquema  de reforçamento onde a resposta alvo que seria pressionar a barra é reforçada através da apresentação do alimento ,fortalecendo o novo comportamento inserido no repertório do rato ,comparando a frequência de seu comportamento com o comportamento operante que foi observado no inicio do experimento.

Método:

Observação do rato virtual na caixa de Skinner durante  período de 30  min, com registro dos comportamento de farejar,limpar-se ,parar ,andar,erguer-se e pressionar a barra apresentados pelo rato de  min a min,a partir do  décimo primeiro min foram registrados apenas o comportamento de pressionar a barra.

Resultado :

Os resultados coletados foram  descritos e plotados em um gráfico  de barras demonstrando o comparativo da frequência em que o comportamento se apresentava no sujeito experimental .[pic 2]

Figura 2

Comparativo da frequência em que o comportamento do rato se apresenta

[pic 3]

Figura 2.1

Frequência de respostas de pressionar a barra

Discussão:

Reforço é a consequência do comportamento que aumenta a probabilidade que um comportamento volte a ocorrer (Moreira, M. B., & Medeiros, C. A, 2007, pg. 51). De acordo com os resultados obtidos concluimos que o objetivo de reforçamento do sujeito experimental   foi alcançado colocando em prática o conceito de Skinner , visto que o comportamento de pressionar a barra se apresentou expressivamente  com maior freqência,devido ao comportamento   ser inserido  no  repertório do rato ,uma vez que foi  reforçado continuamente através do alimento apresentado ,que serviu como esitmulo reforçador ,consolidando assim a aprendizagem do rato ,outro aspecto observado foi um dos efeitos do reforço que é a diminuição da frequência de outros comportamentos diferentes do comportamento que foi  reforçado (Moreira, M. B., & Medeiros, C. A,2007,pg. 53) representado  na Figura 1onde ao compararmos a freqüência dos comportamentos antes e depois da intervenção do experimentador  podemos perceber que não apenas o comportamento de pressionar a barra aumentou como os comportamentos de limpar-se,andar e erguer-se  diminuíram consideravelmente,comprovando mais uma vez na prática  o que nos diz a teoria apresentada na literatura.

 Referências:

Moreira, M., Borges, & Medeiros, C., Augusto (2007). Principios Básicos de Análise do Comportamento. Porto Alegre: Artmed.

Sniffy Pro – Rato Virtual.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (65.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com