TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Parcial de Social

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.495 Palavras (10 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 10

  1. Introdução:

O presente trabalho trata-se de um relatório proposto pela professora Drª Filomena Guterres Costa que avaliará o desempenho e as habilidades desenvolvidas pelas acadêmicas de psicologia social III.

         Tendo como proposta e objetivo geral conduzir as discentes a desenvolver a capacidade crítica de observar o funcionamento de um grupo durante seu acontecimento em tempo real e posteriormente relacionar os fatos elencados com a teoria e bibliografia disponível a respeito da mesma temática, para posterior confecção do relatório final.

         O indivíduo, ou seja, o homem está em constante relação com a sociedade a partir dessas relações se formam os grupos, a partir da psicologia social podemos compreender os fenômenos sociais a partir da analise da subjetividade do individuo que ao longo de suas interações foram sendo constituídas e modificados nessa inserção social; relação indivíduo sociedade. (Kahhale & Sanches, 2003)

Todos nós apresentamos vivencias em grupos que foram acontecendo ao longo das nossas vidas, e essas vivencias são de muita importância para construção de nossas habilidades, tal inserção pode acontecer de forma consciente (quando sabemos da nossa participação em um grupo) ou não, acontecendo de maneira natural, espontânea. Existem vários conceitos na psicologia social que buscam explicar o que é um grupo, dentre eles o de que um grupo é um conjunto de duas ou mais pessoas com um objetivo de ação comum. Alguns autores evidenciam o fato do grupo possuir determinadas funções dentre elas a de definir os papeis de cada membro, dando a ele sua identidade social e o lugar onde cada um mostra sua diferença com relação ao outro (Carlos, 1998).

A literatura aponta para vários tipos de grupo (ainda que não existam aqueles ditos “puros”) e para o fato de que um grupo deve ser entendido a partir do contexto sócio- histórico em que está inserido. Devendo ser analisado e entendido então, como responsável por transformar a sociedade e garantir a produtividade social dos seus integrantes (Lane, 2006).

O grupo observado é denominado como CEP (comunhão, evangelismo e pastoreamento) por seus participantes, de acordo com eles é um local onde se estuda a Bíblia e onde seus participantes discutem e revelam seus pontos de vista sobre o tema abordado em cada reunião. Surgiu a partir de seis pessoas que faziam parte de uma determinada instituição religiosa com a qual passaram a apresentar conflitos da ordem teológica, decidindo-se então pela dissidência e abertura de uma nova igreja. Igreja esta na qual o grupo do CEP foi idealizado, elaborado e segue em execução.  O grupo é dirigido por uma mulher que também é pastora nesta mesma igreja. A finalidade do mesmo é de, por intermédio da Bíblia, evangelizar as pessoas consideradas perdidas segundo os padrões da Igreja Evangélica com o propósito de levá-los a integrarem-se em meio a igreja, consolidar e discutir toda sua vida cristãs, com pontos e ideias que norteiam a mesma, podendo os participantes “dar seus testemunhos” ou seja falar a respeito de suas experiencias e serem instruídos ou receber ajudada sobre alguma demanda na sua vida cristã.

  1. Desenvolvimento

2.1 Estratégias Metodológicas

Este trabalho se situa em um âmbito qualitativo, podemos entender por pesquisa qualitativa a aquela que se utiliza de um método de investigação cientifica e tem como foco o caráter subjetivo do objeto ao qual se está estudando, analisando suas particularidades e experiencias individuais. Esse tipo de pesquisa normalmente é feito com um número pequeno de sujeitos, e é a escolha dos pesquisadores quando o objetivo do estudo é entender o porquê der algumas coisas, como escolhas, percepções, costumes e etc. não se preocupando com valores numéricos, mas sim com uma investigação minuciosa da compreensão única do grupo em questão.(Gerhardt & Silveira,2009). Para Minayo (2001), a pesquisa qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis. Dentro da pesquisa qualitativa existem métodos e o método que vamos utilizar é o da observação.

  1. Instrumentos

O método da observação consiste em ver, perceber e interpretar. Podendo ser entendida também como verificação ou certificação de um fato, sendo capaz de ser tanto espontânea ou casual, quanto metódica ou planejada (Bencker, 2001). Segundo Bencker (2001) observar é o ato de detidamente verificar a realidade a nossa volta. Nosso tipo de participação é a participante onde o observador partilha, na medida em que as circunstâncias deem acesso e possibilidade, ou seja, participar das atividades, as ocasiões, interesses e afetos do grupo.

2.3 Descrição do Grupo

O grupo observado está inserido em uma instituição religiosa e possui como principal objetivo a disponibilização de um horário e local entre os membros do mesmo para uma troca mútua de saberes, conhecimentos e práticas religiosas.  Foi iniciado pelos dirigentes da instituição há aproximadamente 3 anos, conta com aproximadamente 20 pessoas com idades entre 25 a 50 anos, por ser constituído prioritariamente por casais não apresenta predominância entre nenhum sexo, acontece todas as sextas feiras as 20:00 tendo seus momentos divididos em: louvor, oração inicial, troca de saberes com debates sobre o tema a ser estudado no dia, oração final, lanche (o momento do lanche se entrelaça com o tempo em que os participantes conversam entre si em grupos menores 3 a 4 pessoas de assuntos diversos). A possibilidade relatada pelos dirigentes que mais se destacou inicialmente foi a expansão do grupo com posterior desdobramento do mesmo em um segundo (que provavelmente acontecerá em outro local e outro horário).

  1. Local das observações

As observações foram realizadas em uma instituição religiosa (Ministério Filhos de Deus) situada na Avenida T-2 próxima a faculdade Cambury no setor Sol Nascente.

3.Discussão

Os grupos são pontos de constituição da subjetividade (Bock, Teixeira & Furtado, 2011) o grupo observado gera em seus integrantes um sentimento de pertença, exercendo sobre os mesmos uma força que servirá de subsídio para formação de sua identidade como cristãos levando-os a defenderem determinados conceitos morais e éticos como por exemplo: a não legalização do aborto, a abstinência do sexo antes do casamento e a não concordância com as teorias de gênero e seu ensino em escolas de ensino fundamental e médio. Que foram conceitos debatidos entre os membros do grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (134 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com