TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social relatorio parcial

Por:   •  3/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ – BREVES

FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

PROFESSORA MSC. MERIZE AMÉRICO

Milton Cardoso Cunha Junior

RELATÓRIO PARCIAL

BREVES/PARÁ

INTRODUÇÃO

O Hospital Regional Público do Marajó, está sediado no Município de Breves, Estado do Pará, estabelecido na Avenida Rio Branco nº 1266, Bairro Centro, Breves – Pará. É administrado pela Organização Social de Saúde, Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), e constitutiva através do Contrato de Gestão nº 031/2010 do processo nº 157213/2010, sendo regido pelo referido Contrato e demais aditivos. O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) foi inaugurado em 25 de setembro de 2010.

A construção deste hospital vem ao encontro do anseio da população do Arquipélago do Marajó, diante à necessidade de atendimento hospitalar de média e alta complexidade. Serviço totalmente referenciado e atenderá a demanda originária pela central de regulação do Estado e marcação de consultas e exames especializados pelas secretarias de saúde dos municípios lotados na 8ª Centro Regional.

A Missão do HRPM é prestar assistência hospitalar de excelência aos usuários do SUS, acolhendo com respeito, tratando com qualidade e gerindo com sustentabilidade. Sua Visão é ser até o final de 2014, referência regional na solução das necessidades hospitalares de média e alta complexidade, com excelência, integrando a rede do Sistema Único de Saúde. Tem como Valores o compromisso com o desenvolvimento social e humano, Respeitar a vida e eficácia operacional.

OS DESAFIOS FRÊQUENTES NA INSTITUIÇÃO

Minhas ressalvas neste momento me proporcionaram de maneira clara a estável relação existente entre a teoria adquirida na academia e a prática encontrada no estágio. As demandas mais encontradas nessa instituição são as demandas de pacientes internados advindos de outros municípios. É realizado atendimento aos usuários dos municípios ligados a 8° Regional (Portel, Melgaço, Gurupá, Bagre, Anajás, Curralinho e Breves), e em alguns casos aos usuários dos demais municípios do Estado.

As principais atividades desenvolvidas pelas Assistentes Sociais no HRPM são: Encaminhamento à rede de serviços; Visita Institucional; Elaboração de relatórios; Intervenção junto à emergência; Visita aos leitos (entrevista social, identificação do usuário); Orientação dos direitos sociais; evolução dos processos de TFD; Acompanhamento a óbitos (auxílio funeral e emocional).

 sendo que é um objeto de intervenção bastante complexo, porém mesmo no seu mais alto grau de complexidade podemos traçar de maneira fácil um perfil para os mesmo. Geralmente são pessoas de outros municípios, que são encaminhadas, por se tratar de pessoas que necessitam de atendimento médico de media e alta complexidade, muitos deles, quase que na sua maioria, tem pouca ou nenhuma escolaridade, boa parte dessa demanda são lavradores do meio rural, sendo de Breves ou de outro município vizinhos, isso porque a instituição atende outros municípios como já foi citado, Então há uma necessidade de informação para os usuários, para que estes entendam que tem direito a saúde, a ir ao medico assim que for necessário e ter um atendimento de qualidade. Quando não existe um tipo de especialista no hospital, estes são orientados a ir marcar na Secretaria de Saúde, e abrir o processo de TFD (Tratamento Fora De Domicilio) para que possam ir para outro município por conta do município de origem.

As principais intervenções além de garantir o atendimento desse público, no primeiro momento, acolher e orientar o usuário, dar-lhes informações sobre seus quadros clínicos, é principalmente encontrar estratégias para a materialização desses direitos. E isso tem se apresentado como um dos grandes desafios que diariamente tem sido superado pelo profissional do Serviço Social atuante nessa instituição. Através das observações, pudemos identificar as necessidades que existem no setor. Principalmente o numero expressivo de usuários que vem de outros municípios com a documentação incorreta e marcação de exames errados, isso faz com quem o usuário perca tempo e muitas vezes o atendimento hospitalar. E muitos desses erros são acorridos por falta de atenção dos funcionários públicos que trabalham nas secretárias de saúde. Isso acarreta uma demanda expressiva para o assistente social, demandas que poderiam ser evitadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (245.4 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com