TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio

Por:   •  12/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

                                RELATÓRIO DE CAMPO

Data:  03/05/2019                                                                Horas estagiadas:

Nome do Projeto:  Orientação profissional

Estagiário:    Daniel Amâncio, Luana, Mariana, Uyara.

Tema do dia: Dinâmica dos personagens (Características positivas e negativas)

Objetivos das atividades propostas: Essa dinâmica teve como objetivo estimular o autoconhecimento voltado para características que cada um dos jovens tem sobre si mesmo e que considerem como um defeito ou ponto de melhoria; bem como características boas ou positivas. 

Relato das atividades desenvolvidas: A dinâmica dos personagens tem como material de trabalho, cartas com fotos de personagens de desenhos animados diversos, cada qual com uma história, características e humores diferentes. Dentre os personagens haviam por exemplo: Scooby Doo, Meninas Super Poderosas, Pica Pau, Tom, Bart e Lisa Simpsons, Mulher Maravilha, Penélope Charmosa, Dori, Fred Flinstons, Malévola, entre outros.
Na data de 03/05/2019 levamos esta dinâmica como proposta  para trabalhar em grupo. Reunimos os alunos na quadra esportiva, e colocamos sobre a mesa as cartas para que pudessem ficar visíveis a todos os participantes. Explicamos que cada um deveria escolher dois personagens, um com uma característica que eles considerem boa ou positiva e que eles identificassem a mesma característica em si mesmos; e um segundo personagem com características que eles considerassem como um defeito ou ponto de melhoria e também identificassem em si mesmos.

Escolhido os personagens, fizemos uma roda de conversa onde cada um deveria explicar o motivo de sua escolha e ao final de cada relato, nos fazíamos intervenções com perguntas sobre suas vivências para identificar as características percebidas como positivas ou negativas, e ainda, sobre a característica negativa, perguntávamos o que ele poderia fazer, fez, ou continua fazendo para trabalhar essa característica.

Percebemos que alguns tiveram dificuldade para identificar sua característica negativa, mas ao final da dinâmica, todos conseguiram.

Foi possível perceber como o processo de escolha estimulou cada um a pensar sobre suas atitudes em diversos contextos sociáveis, como o da própria escola, familiar, trabalho e entre os amigos, bem como elaborar uma linha do tempo e analisar o amadurecimento que tiverem sobre suas próprias atitudes.

Concluímos a dinâmica com um diálogo sobre como esse processo é aplicado em entrevistas de emprego, sua finalidade e grande importância para a vida profissional. As devolutivas foram positivas por parte dos alunos e da professora que também participou deste trabalho.

Análise das atividades desenvolvidas (argumentar com referencial teórico)

Com base na análise do grupo de estagiários, sobre a dinâmica dos personagens, percebemos que os estudantes fizeram uma análise mais profunda sobre suas características atuais em comparação ao seu próprio passado, e que tem exponencialmente trabalhado suas habilidades de acordo com a identidade que estão construindo de si mesmos, e que na teoria, de acordo com Erikson é um processo natural deste período:

“Segundo Erikson, os adolescentes não formam sua identidade tomando outras pessoas como modelo, como fazem as crianças mais jovens, e sim modificando e sintetizando identificações anteriores para formar "uma nova estrutura psicológica, maior do que a soma de suas partes" (Kroger, 1993, p. 3) Para formar uma identidade, os adolescentes devem afirmar e organizar suas habilidades, suas necessidades, seus interesses e seus desejos para que possam ser expressados em um contexto social”.

Referencias

PAPALIA, E. D e FELDMAN, D.R – Desenvolvimento Humano – 12º Edição – 2013

ASSINATURA DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO

CLAUDIA SANDRONI SILVA DE CAMPOS

ASSINATURA DO ESTAGIÁRIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (186.3 Kb)   docx (982.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com