TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Orientação Profissional

Por:   •  29/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  1.082 Visualizações

Página 1 de 3

PRIMEIRO RELATÓRIO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

PRIMEIRAS HIPÓTESES DIAGNÓSTICAS

Centro Universitário

Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB

Curso de Psicologia

Disciplina: Orientação Profissional

Profa. Sanmya Salomão          1º semestre de 2017

_______________________________________________________________

  1. IDENTIFICAÇÃO

O presente relatório refere-se a uma adolescente de 17 anos de idade, cursando o terceiro ano do ensino médio em uma escola privada na cidade do Gama/DF.

  1. DESCRIÇÃO DA DEMANDA

A orientanda em análise demonstra dúvidas a respeito de sua decisão para a carreira profissional. Ela sente-se angustiada com relação a seu atual desempenho escolar. A mesma, questiona se seu sucesso profissional será medido pelo seu desempenho no ENEM, bem como pelo quanto seu empenho escolar irá garantir uma carreira profissional bem-sucedida.

Dessa forma, a participante demonstra muita ansiedade sobre qual curso superior deve fazer, e se vai ser feliz na sua decisão. Sua fala em alguns momentos se contradiz como quando diz que tem certeza que quer trabalhar em algo ligado a área da saúde, mas, posteriormente, relata que gostaria de ser advogada.

A aluna relatou que seu interesse nas oficinas de orientação profissional é para ajudá-la a ter certeza na escolha de uma profissão que a faça feliz.

  1. PROCEDIMENTOS

No momento da elaboração do presente relatório, foram realizadas quatro oficinas de orientação profissional, tendo a orientanda em questão faltado ao segundo encontro, por um motivo justificado posteriormente.

A metodologia utilizada nas oficinas consiste em dinâmicas de grupo e rodas de conversas, proporcionando uma escuta clínica das angústias, ansiedades, dúvidas e medos relacionados a esse processo de decisão que está sendo vivenciado, pois, de acordo com Neiva (2007), a orientação profissional na modalidade clínica, parte do princípio de que o orientando é capaz de chegar a uma decisão profissional caso consiga assumir e compreender a situação que enfrenta, bem como elaborar as ansiedades e conflitos vinculados a essa escolha.

Nas conversas e dinâmicas que ocorreram até então, ficou explicito que a jovem se sente angustiada com alguns aspectos que a influenciam em seu processo de decisão, tais como: família, amigos, ambiente escolar, retorno financeiro, reconhecimento profissional, entre outros.

  1. ANÁLISE

Em um dos nossos encontros, a aluna expressou que ansiava pelas seguintes coisas em seu futuro: um bom emprego, estabilidade financeira, felicidade e sentimento de realização. Essas colocações, demonstram que a adolescente está experenciando a situação que é denominada por Neiva (2007) como problemática, onde:

“ O adolescente está realmente preocupado. Ele discrimina melhor, está menos confuso, mas ainda não há integração. Os conflitos são geralmente bivalentes e o grau de ansiedade é moderado”. (Neiva, 2007, p. 47)

Dessa forma, é notório que a referida orientanda possui uma compreensão da importância de seus valores, quando considera muito a importância do retorno financeiro, dos status e de ser bem-sucedida na profissão que escolher.

Em outro momento, a jovem falou de coisas/ações que gosta de executar com frequência (ajudar os outros, demonstrar carinho e afeto, trocar ideias com outras pessoas, apoiar os outros, etc.). Tais ações caracterizam uma das etapas do processo de escolha profissional proposta por Neiva (2007) que consiste no estágio de escolhas tentativas, onde o adolescente reflete uma autoimagem que sofre mudanças. É também nesse estágio, que o adolescente incorpora a ideia de serviço à sociedade, e se baseia em seus interesses, capacidades e valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com