TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Filme Terapia de Risco

Por:   •  14/9/2019  •  Resenha  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  1.557 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório do Filme Terapia de Risco

               

Fenômeno observado: O referente filme traz a discussão sobre ética profissional e como suas nuances podem afetar direta ou indiretamente os indivíduos, os comportamentos e condutas relacionadas aos personagens serão avaliados com base no Código de Ética Profissional do Psicólogo.

  1. Análise Descritiva:

Ao observar o decorrer da trama apresentada em “Terapia de Risco” (dirigido por Steven Sodenbergh – 2013); nota-se que as personagens têm sua moral movida por dinheiro ou até mesmo por impulsos momentâneos, haja visto que os mesmos aceitavam realizar testes ingerindo medicamentos criados pela indústria farmacêutica para testar seus efeitos no organismo.

        Identifica-se, logo no início do filme, uma Polaridade de valores: um homem, de uma cultura distinta da Americana, avista seu falecido pai dirigindo um táxi (fenômeno este considerado natural do ponto de vista de sua cultura e religião), porém, este é considerado como louco para o policial que o interrogava.

        Além da Polaridade, a flexibilidade e o dinamismo nos valores das personagens também é muito presente: observa-se como Emily Hawkins (interpretada por Rooney Mara) muda seu ponto de vista diante da exposição iminente da fraude realizada por ela e por sua terapeuta Dra. Victoria Siebert (interpretada por Catherine Zeta- Jones), a mesma demonstra-se como amante de Emily, violando o código de ética profissional:

Princípios Fundamentais 

  • “II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”

Além disso, a terapeuta e amante de Emily Hawkins ao planejar a fraude na indústria farmacêutica também violou:

  • Art. 1º - a), c), j),
  • Art. 2º - b), d), e), g), h) e k), o)

Pode-se analisar as ações de Dr. Jonathan Banks (interpretado por Jude Law), que atuou como o segundo terapeuta da protagonista. Suas ações ferem a ética de um modo geral, porém são consideradas moralmente corretas, já que se justificam por “um bem maior”. Dr. Banks age para salvar sua reputação e sua carreira, por vezes, manipulando sua própria paciente e resultados de testes psicológicos e entrevistas, documentando tudo para usar como prova no tribunal. Violando-se assim:

Princípios Fundamentais

  • II. “O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”

  • VI. “O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada.”

  • Art. 1º- a), b), c), j)
  • Art. 2º - a), b), e), g), h), k), l), n), p)
  • Art. 6º - b)

Dr. Banks engana sua paciente, que está em situação de vulnerabilidade internada em um manicômio judiciário, o psiquiatra avisa que irá lhe injetar uma substância que corretamente administrada, faz com que o individuo seja incapaz de mentir quando algo lhe for perguntado, porém esta substância não foi administrada e Emily foi enganada por seu psiquiatra, gerando, portanto uma declaração duvidosa por parte da paciente.

Este violou os artigos:

  • Art. 1º- c), f), g)
  • Art. 2º - a), c), e), f), h)
  • Art. 4º - c)

Nota-se que o Dr. Banks passa por dificuldades financeiras, com sua esposa desempregada e deprimida com esta situação, ela recebe constantemente medicação oriunda de seu marido, este inflige:

Princípios Fundamentais:

  • VII. “O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.”

  • Art. 2º - i), j)

O fato de estar passando por dificuldades financeiras fez com que o Dr. Banks estabeleça um contrato com uma grande empresa da indústria farmacêutica, o que o leva a prescrever aos pacientes o fármaco chamado Ablixa, noticiado como a solução milagrosa para a depressão, e assim Emily passa a utilizar o medicamento que a principio resolve os seus problemas, mas logo aparecem os efeitos colaterais que incluem paranoia e sonambulismo, Dr. Banks não deu a atenção devida a este fato e simplesmente receitou outro fármaco para tentar resolver os efeitos colaterais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (175.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com