TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Terapia de Risco

Por:   •  28/5/2016  •  Resenha  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  3.305 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do filme Terapia de Risco, 2013. Do O diretor norte-americano Steven Soderbergh

O filme retrata questões bem atuais tais como e depressão como se inicia até a fase mais grave que a ideação suicida, neste sentido a trama ocorre apresentado uma jovem mulher casada que apresenta os sintomas da doença logo após seu marido sair da prisão.

A mulher demostra tristeza exacerbada, isolamento, desmotivação, diminuição da libido e até mesmo chega a tentar o suicídio, e ao ser levada para o hospital quando ela tenta contra a própria lançando o carro contra a parede, surge então o segundo aspecto muito importante, perigoso e completamente atual que a questão do envolvimento lucrativo e desumano que a indústria farmacológica e classe médica infelizmente exerce sobre o adoecimento psíquico.

Ao chegar ao hospital ela conhece o psiquiatra Bank que receita para seus pacientes medicamentos novos no mercado farmacológico, que para o paciente a priori é gratuito, porém médico o faz com propósito de lucrar usando a doença do paciente, e ao final risco de dependência e também outras complicações podem sair muito caro a pessoa que faz o uso destes medicamentos.

O que vemos no filme reflete a triste realidade de uma sociedade cada vez menos capaz de resolver conflitos, cotidianos e escondendo atas de medicamentos que em muitos casos colocam a vida das pessoas em risco, isto sem contar com falsos diagnósticos.

Dentre os pontos levantados no filme, existe um que também merece muita atenção por parte dos alunos e também profissionais da psicologia, que o fato de perceber quando o paciente está mentindo, ou fingindo uma doença, o autor apresenta claramente isto ao final quando se descobre que a depressão da paciente era uma farsa, que pode ocasionar ao profissional sérios riscos no exercício da profissão.

O filme é fundamental relevância a toda classe a todos os profissionais de saúde, principalmente psiquiatras e psicólogos e estagiários.

Vilma Moreira de Queiroz é estudante do 9° semestre de psicologia da Universidade Paulista, campus Brasília.

UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP

INSTITUTO DE CIENCIENCIAS HUMANAS

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Resenha do filme: Terapia de Risco

Graduanda: Vilma Queiroz

Supervisora: Carolina Brum

Brasília

Setembro/2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com