TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação do filme Poder Além da Vida e os 4 temperamentos

Por:   •  5/11/2015  •  Resenha  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  2.984 Visualizações

Página 1 de 2

PODER ALÉM DA VIDA E OS QUATRO TEMPERAMENTOS

O filme “Poder Além da Vida” possui cunho realista, o que implica em um certo aprofundamento psicológico das personagens que compõem o enredo. Esse aprofundamento nos permite rotular as personagens principais nos quatro tipos de temperamentos: sanguíneo, melancólico, fleumático e colérico.

É interessante ressaltar que a personagem representada pelo mecânico (o qual o protagonista dirige por Sócrates) é uma manifestação divina. Logo não é possível rotular um único temperamento a ele, uma vez que apresenta, de forma balanceada, todas e somente as vantagens de cada temperamento. “Sócrates” mostra-se equilibrado, tanto mentalmente quanto psicologicamente, não apresentando quaisquer recalcamentos ou desvantagens temperamentais e une toda sua sabedoria com sua experiência de vida.

O protagonista do filme parece se encaixar no perfil do colérico. Ele é dinâmico, possui uma forte e decisiva vontade própria, esbanja confiança. Ao se relacionar sexualmente com a namorada de um de seus amigos ficou claro que ele “não possui emoções”, não se interessando em demonstrá-las. Ele é independente e autossuficiente, podendo fazer funcionar qualquer coisa. Dan não é muito gentil e também não se importa com a opinião alheia (exceto a opinião de “Sócrates”). Em seus diálogos com “Sócrates”, Dan se mostra sarcástico e argumentador prepotente e intolerante. Sua impaciência é clara quando quebra o fêmur em 17 pedaços e não se preocupa com os dizeres médicos, apenas se preocupa com seus interesses e respostas que seriam significativas à ele. Dan ao longo do filme passa por um processo de autoconhecimento e busca amenizar suas desvantagens naturais de seu temperamento e exaltar suas qualidades. Dan busca também trabalhar seus defeitos psicológicos para aprimorar seu desempenho atlético e, acima de tudo, superar as dificuldades após o acidente que sofreu.

O treinador de Dan se mostra sanguíneo. Ele é falador, expressivo, cordial, amigável, comunicativo, entusiasta e compreensivo. Todavia, percebe-se pelo seu pensamento que também é egocêntrico e exagerado. O treinador busca ser exemplo para os membros do grupo de ginástica, omitindo aos pensamentos as desvantagens de seu temperamento, pensamentos estes que duvidam da capacidade de seus atletas e até zombam dos mesmos chamando-os de incompetentes sem futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com