TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Uma Lição De Vida

Artigos Científicos: Resenha Do Filme Uma Lição De Vida. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  2.382 Palavras (10 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 10

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UM PORTADOR DE DPOC

1. Considerações Iniciais:

A DPOC é uma das principais causas de doença e de morte em todo o mundo. Ela é um sério e crescente problema de Saúde Pública, por se apresentar como uma causa importante de morbidade e mortalidade e responsável por incapacitação, problemas pessoais e sociais, mortes, elevados custos financeiro e social. Doença grave é caracterizada pela deterioração progressiva e irreversível da função pulmonar e faz com que cerca de 40 a 70% dos doentes morram em até 5 anos após o diagnóstico.

A doença esta associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões à inalação de partículas ou gases tóxicos, sendo causada primariamente pelo tabagismo. Ocorre com mais freqüência em homens mais velhos e fumantes. Pessoas que tiveram tuberculose também podem desenvolver a doença.

Diante do contexto, o portado de DPOC, necessita ser cuidado por uma equipe multidisciplinar em decorrência dos seus múltiplos problemas de saúde. Dentre essa equipe multidisciplinar os profissionais de Enfermagem (Enfermeiro e o Técnico de Enfermagem) realizam um cuidado relevante a esse paciente, pois são eles que estão no dia-a-dia cuidado, seja nos hospitais ou na atenção básica.

Portanto, para que essa assistência possa atender todas as necessidades do paciente e família, ela tem que ser realizada utilizando a Sistematização Assistência de Enfermagem - SAE. Essa metodologia de trabalho que vem sendo utilizada pelos profissionais da enfermagem nos últimos tempos, ela tem como meta o atendimento holístico do ser. É uma metodologia de trabalho onde se realizar seguindo fases interligadas e nessas fases o paciente e examinado, é feito o planejamento das ações conforme a doenças que o paciente apresenta, é realizadas todas as intervenções necessária para melhoramento de sua saúde e por fim, é feito avaliação para ver se a assistência prestada foi eficaz.

2. Anatomia do Sistema Respiratório:

O sistema respiratório pode ser dividido em trato respiratório superior e inferior. O trato respiratório superior compreende as passagens nasais, a faringe, a laringe e a parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior compreende a parte inferior da traquéia, árvore bronquial e alvéolos.

Os pulmões são órgãos essenciais na respiração. São duas vísceras situadas uma de cada lado, no interior do tórax e onde se dá o encontro do ar atmosférico com o sangue circulante, ocorrendo então, as trocas gasosas (HEMATOSE). Eles estendem-se do diafragma até um pouco acima das clavículas e estão justapostos às costelas. O pulmão direito é o mais espesso e mais largo que o esquerdo. Ele também é um pouco mais curto pois o diafragma é mais alto no lado direito para acomodar o fígado. O pulmão esquerdo tem uma concavidade que é a incisura cardíaca.

O pulmão direito apresenta-se constituído por três lobos divididos por duas fissuras. Uma fissura obliqua que separa lobo inferior dos lobos médio e superior e uma fissura horizontal, que separa o lobo superior do lobo médio. O pulmão esquerdo é dividido em um lobo superior e um lobo inferior por uma fissura oblíqua.

3. Fisiopatologia:

Estreitamento das PEQUENAS vias aéreas

Formação de tecido cicatricial (lesão-reparação)

Destruição parênquima

Anomalias vasculares pulmonares (espessamento vasos).

Limitação do fluxo aéreo = DPOC

4. DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA – DPOC

A DPOC é um termo que se refere a um grupo de condições caracterizado por resistência aumentada contínua o fluxo aéreo expiratório. Ela incluiu a bronquite crônica, o enfisema pulmonar.

A bronquite crônica é uma inflamação crônica do trato respiratório inferior, caracterizada por secreção mucosa excessiva, tosse, dispnéia associada à infecções decorrentes do trato respiratório inferior e quando uma pessoa tem tosse produtiva (com catarro) na maioria dos dias, por pelo menos três meses ao ano, em dois anos consecutivos. Mas outras causas para tosse crônica, como infecções respiratórias e tumores, tem que ser excluídas para que o diagnóstico de bronquite crônica seja afirmado.

O enfisema pulmonar é uma doença pulmonar complexa caracterizada por destruição dos alvéolos, aumento dos espaços aéreos distais e uma ruptura das paredes alveolares. Ocorre deterioração lentamente progressiva da função pulmonar durante muitos anos, antes do desenvolvimento da doença. Os pulmões são compostos por incontáveis alvéolos, que são diminutos sacos de ar, onde entra o oxigênio e sai o gás carbônico. A destruição dos alvéolos prejudica as trocas gasosas, trazendo como conseqüências esforço respiratório aumentado ao exercício e hipoxemia, e hipercapnia;

Existem 02 tipos de enfisema:

Panlobular : Existe destruição do bronquíolo respiratório, ducto alveolar e alvéolo; Tórax hiperinsuflado; Dispnéia acentuada aos esforços e perda de peso; Tórax rígido e costelas fixas em suas articulações;

Centrilobular: Alterações ocorrem dentro do lóbulo secundário, preservando as porções periféricas do ácino; Desarranjo das relações de ventilação-perfusão; Hipoxemia crônica; Hipercania; Policitemia; Edema periférico.

5. ETIOLOGIA

 Tabagismo: responsável por 80 a 90% das causas determináveis da DPOC.

 Poluição domiciliar (fumaça de lenha, querosene).

 Exposição ocupacional a poeiras e produtos químicos ocupacionais.

 Infecções respiratórias recorrentes na infância.

 Suscetibilidade individual.

 Desnutrição na infância.

 Deficiências genéticas (responsáveis por menos de 1% dos casos)

6. Sintomas da DPOC

 Tosse,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com