TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplo De Resenha De Artigo Cientifico

Dissertações: Exemplo De Resenha De Artigo Cientifico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  1.089 Visualizações

Página 1 de 2

Silva, PRS, Romano, A, Gava, NS, et al. Perfil de aptidão cardiorrespiratória e metabólica em bailarinos profissionais. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. v.5, p. 81-85. 1999

Silva PRV et al tem por objetivo neste presente estudo verificar as alterações cardiorrespiratórias e metabólicas provocadas pelo treinamento específico de Balé Clássico, pois demais estudos verificados ate o presente se contradizem se esse tipo de atividade estimula suficientemente estes sistemas ou somente há um estimulo modesto que não aumenta de modo adequado, a capacidade aeróbia dos bailarinos.

A metodologia foi aplicada em 16 bailarinos sendo comparados com um grupo controle de indivíduos sedentários; através de avaliação de esforço, submetidos a eletrocardiograma em repouso para identificar possíveis alterações eletrocardiográficas, antecedendo o treinamento de Balé foram submetidos a Teste de esforço (TE) máximo em esteira rolante para monitorar a frequência cardíaca em repouso e durante o TE e na fase de derivações; Foram medidas as Pressões arteriais sistólicas e diastólicas (PAS a PAD) e calculadas a ventilação pulmonar, consumo de oxigênio, produção de dióxido de carbono e frações expiradas de oxigênio e de dióxido de carbono. O Limiar aeróbico (LA) foi detectado por menor equivalente ventilatório de CO2 (VE.VCO2-1), procedido de seu valor abrupto e de maior fração expirada de CO2 (FECO2).

Não houve diferença nos resultados da frequência cardíaca, PAS e PAD, entre bailarinos masculinos e femininos e o grupo controle, houve resultados semelhantes no exercício máximo, a Resposta da PAS e a Frequência cardíaca não se modificaram significantemente; o consumo de oxigênio no LA para bailarinos homens foi significantemente diferente comparado ao grupo de controle, não houve diferença no Feminino. Quanto a frequência cardíaca no LA não apresentou diferenças. Não houve modificações significantes quanto à ventilação pulmonar na intensidade máxima de exercício no consumo máximo de oxigênio e a frequência cardíaca quando foram comparados bailarinos masculinos e femininos com o grupo controle.

Podemos observar através do presente estudo e dos resultados obtidos que não houve alterações cardiorrespiratórias e metabólicas somente com o treinamento especifico de Balé, pois os resultados apresentados pelo grupo masculino e feminino de Bailarinos profissionais são de indivíduos não treinados, o treinamento específico de dança não gerou estímulos adequados para desenvolver estímulo de capacidade aeróbica e bradicardia.

Portanto como os autores acreditam que a rotina específica de dança, parece não gerar estimulo suficiente para melhorar a aptidão cardiorrespiratória e metabólica dos bailarinos, sugere-se condicionamento físico aerobiose adicional ao treinamento de balé para que os bailarinos tenham um suporte aeróbio mais adequado para realizar exercícios intermitentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com