TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Historiador da Psicologia e as suas Influências

Por:   •  29/10/2018  •  Resenha  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 5

Uma Breve História de um Historiador da Psicologia e as suas Influências

Brožek, J. e Massimi, M. (Editor). (2002a). Curso de Introdução à Historiografia da Psicologia: Apontamentos para um Curso Breve – Terceira Parte. Memorandum – Memória e História da Psicologia, 3, 112-131. Retirado em 29/08/2016, do World Wild Web: http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/artigos03/brozek04.htm .

Brožek, J. e Massimi, M. (Editor). (2002b). Curso de Introdução à Historiografia da Psicologia: Apontamentos para um Curso Breve – Segunda Parte. Memorandum – Memória e História da Psicologia, 2, abril, 103-109. Retirado em 29/08/2016, do World Wild Web: http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/artigos02/brozek02.htm .

Brožek, J. e Massimi, M. (Editor). (2001). Curso de Introdução à Historiografia da Psicologia: Apontamentos para um Curso. Memorandum – Memória e História da Psicologia, 1, outubro, 72-78. Retirado em 29/08/2016, do World Wild Web: http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/artigos01/brozek01.htm .

        Josef Brožek nasceu em 1913, na cidade de Melnik, na Boêmia; e veio a falecer em 2004, na cidade de Saint Paul, Minnesota, EUA. No começo de sua carreira, Brožek não era historiador da psicologia (como ele é mais conhecido hoje em dia), pois ele só começou suas pesquisas históricas após aposentadoria formal, pois, no começo ele havia se formado como sendo um psicólogo industrial, posteriormente, se interessou pelo Estudos Avançados de psicologia (na Universidade da Pennsylvania, na Filadélfia, e depois, na Universidade de Minnesota), subsequentemente, em pesquisas no Laboratório de Higiene Fisiológica (na Escola de Higiene Pública da Universidade de Minnesota), e antes da história da psicologia ele se aventurou na Direção do Departamento de Psicologia e Ensino (na Lehigh University, na cidade de Bethlehem, Pennsylvania), até que enfim em pesquisas em História da Psicologia, até a data de sua morte.

        Essas obras que serão analisadas, são uma espécie de “transcrições” de uma palestra ministrada pelo professor Dr. Josef Brožek no curso de Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciência e Letras, da USP de Ribeirão Preto, em maio de 1996. Com o intuito de melhorar e divulgar o aprendizado que os conhecimentos e pesquisas na área de História da Psicologia pode nos proporcionar.

        Brožek era um verdadeiro amante da História da Psicologia, simplesmente porque ela fazia algo que fica muito evidente, ele realmente gostava dessa “arte” que era a historiografia, ficando evidente pelo seu bom humor e simpatia quando se tratava de lecionar a respeito da história psicológica. Algo que acho muito virtuoso em um palestrante, que o Brožek segue por esse caminho, é a permissão para que possamos interromper a qualquer hora e direcionar uma pergunta para o palestrante, um pouco mais para frente fica evidente o motivo dele permitir a interrupção a qualquer hora, ele cita: “(...) a colaboração entre estudante e professor é o conceito-chave de sucesso da empresa universitária” (Brožek & Massimi, 2002a, p. 125).

        Os textos irão falar muito de conceitos ligado ao tema apresentado, porém do que vale saber o significado dessas palavras se não souber para quê estudar “a histórias das ciências?”, Brožek fala o motivo do aprendizado dessas histórias, pelo simples motivo que “nos ensina a virtude da modéstia” (Brožek & Massimi, 2001, p. 74). Daí podemos seguir com, o que se pode compreender da história?, sendo assim, é melhor compreender os fatos apresentados e através deles tentar buscar uma explicação analisando as evidencias mas nunca deixar um dado sem explicação porque se não pode ser confundida com uma crônica ao invés de uma história (Brožek & Massimi, 2001, p. 75). A uma singela relação entre o método que o Brožek utiliza na historiografia (coletar, organizar, analisar e interpretar o fato) com o método cartesiano[1] pela busca da razão (Evidenciar, analisar, sintetizar e enumeração e revisão do fato).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com