TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO TEXTO “PSICOLOGIA E DESIGUALDADE SOCIAL: UMA REFLEXÃO SOBRE LIBERDADE E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL” de Bader Burihan Sawaia

Por:   •  1/5/2019  •  Resenha  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  1.259 Visualizações

Página 1 de 2

Escrito por Sawaia, o artigo “Psicologia E Desigualdade Social: Uma Reflexão Sobre Liberdade E Transformação Social” destaca uma relação entre subjetividade, desigualdade e transformação social. Baseando-se em diversos teóricos, Sawaia pontua determinados aspectos de obras que tendem a corroborar essa estrita relação. A proposta do texto se baseia em apresentar as duas hipóteses que podem ser a causalidade dessa relação, onde temos as questões: a subjetividade é causada pela desigualdade, ou seria o contrário, e a desigualdade que provocava a subjetividade.

Apesar de todo debate, há, um consenso. Não importa de qual hipótese se é atribuída, a avaliação é sempre pela negatividade. Ou seja, a subjetividade, sendo ela um aspecto determinado ou determinante, sempre será maléfica, onde se torna um obstáculo para qualquer ação transformadora. Sendo assim, a única maneira trata-la seria através do controle, disciplinarização ou eliminação, ou até mesmo patologização.

Sawaia busca após apresentar as duas hipóteses a respeito da subjetividade, trazer argumentos baseados em obras de grandes pensadores, como Freud, Marx e Vgotsky, afim de corroborar todo o estudo apresentado ao longo do artigo. Ainda é dado um grande foco ao trabalho de sua aluna de mestrado e doutorado, Silvia Lane, que foi quem trouxe à tona esse debate proporcionando assim estabelecer uma relação entre a subjetividade, desigualdade e transformação social.

O artigo proporciona uma boa direção no estudo da subjetividade, com grande embasamento para o leitor ao citar grandes teóricos, fazendo assim um bom serviço no que se trata de um estudo passando por diferentes vertentes de pensadores, Bader Burihan Sawaia soube ministrar cada ponto do artigo muito bem, apresentando quase por tópicos cada teoria, ainda que não seja possível concluir todo o debate envolta da origem da subjetividade, o artigo escrito por Sawaia dá um importante passo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (28.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com