TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: História da psicologia moderna

Por:   •  17/4/2018  •  Resenha  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  2.159 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FUMEC

CURSO DE PSICOLOGIA

Belo Horizonte, 05/04/2018

Luiza Zerlotini Pierangeli Botrel

        

RESENHA CRÍTICA: História da psicologia moderna

Resenha crítica apresentada para a disciplina de História da psicologia, no curso de psicologia.

Professor: Wilson Soares Leite

REFERÊNCIA: Capítulo 7 – Funcionalismo: Sua fundação e sua evolução

CREDENCIAIS DOS AUTORES:

DUANE P. SCHULTZ é um ex-professor de psicologia na Universidade do Sul da Flórida. Ele também ocupou nomeações do corpo docente da Universidade da Carolina do Norte em Charlotte, Mary Washington College da Universidade de Virgínia (agora na Universidade de Mary Washington), American University, em Washington, DC, e da Universidade de Groningen, na Holanda.

SYDNEY ELLEN SCHULTZ é uma escritora, editora e pesquisadora que desenvolveu publicações impressas, digitais e material didático para as editoras, agências governamentais, escolas e associações profissionais.

RESENHA CRÍTICA

PERSPECTIVA TEÓRICA DA OBRA:

        O tema central do capítulo 7 é o funcionalismo: sua fundação e sua evolução, mais especificamente o período por volta de 1900, quando a psicologia nos Estados Unidos havia assumido caráter próprio, distinto da psicologia de Wundnt e do estruturalismo de Titchener. Essa nova escola de pensamento, chamada funcionalismo, teve grande influência das ideias de Darwin em seu processo.

BREVE SÍNTESE DA OBRA:

        O capítulo 7, funcionalismo: sua fundação e sua evolução irá retratar os principais pontos que foram importantes para o funcionalismo. Discorrerá sobre os precursores da psicologia funcional, como Herbert Spencer, com seus conceitos de darwinismo social e filosofia sintética e também William James, com suas contribuições a respeito dos preceitos básicos do funcionalismo americano, da definição da psicologia e seus objetos de estudo e também sobre o fluxo de consciência e sua função. Somado a isso, o capítulo retratará os métodos da psicologia, o pragmatismo, a teoria das emoções e sobre a fundação do funcionalismo. Por fim, irá falar sobre as críticas ao funcionalismo e suas contribuições para a psicologia.

PRINCIPAIS IDEIAS OU TESES DESENVOLVIDAS NA OBRA:

        As principais ideias desenvolvidas na obra foram a respeito dos precursores da psicologia funcional. Herbert Spencer foi uma figura muito importante nesse aspecto. Escreveu sobre as implicações da evolução para o conhecimento e a experiência do ser humano. Afirmava que o desenvolvimento de todos os aspectos do universo, incluindo o caráter humano e as instituições sociais, é evolutivo e opera de acordo com o princípio da sobrevivência dos mais capazes, chamado darwinismo social. Nomeou o termo filosofia sintética também, em que é fundamentada na aplicação dos princípios evolutivos a todo o conhecimento e toda a experiência do ser humano. Já William James, foi uma pessoa que se opôs à posição wundtiana de que o alvo da psicologia é a análise da consciência até isolar seus elementos. Afirmou que os preceitos básicos do funcionalismo americano eram: o objetivo da psicologia e a função da consciência. O objetivo era o estudo das pessoas vivas em sua adaptação ao ambiente e a função era orientar o organismo quanto aos fins exigidos pela sobrevivência. James publicou um livro de grande relevância para o funcionalismo, chamado The Principles of Psychology. Definiu a psicologia sendo a ciência da vida mental, tanto dos seus fenômenos como de suas condições. Ele também cunhou a expressão fluxo de consciência, em que a consciência flui como uma corrente. Sendo um fluxo contínuo, qualquer tentativa de subdividir a consciência em fases ou elementos distintos só pode distorcê-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com