TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: O Que é Psicologia Social- Silvia Lana

Pesquisas Acadêmicas: Resenha: O Que é Psicologia Social- Silvia Lana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  1.158 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha: O que é Psicologia Social- Silvia Lana

A autora Silvia Lana destaca no livro O que é Psicologia Social alguns problemas e conceitos relacionados a Psicologia Social que aborda as relações entre os membros de um grupo social, portanto se encontra na fronteira entre a psicologia ( ciência que estuda o comportamento do ser humano) e a sociologia ( relação entre a sociedade agindo no indivíduo),portanto a Psicologia Social ( estuda o comportamento de um indivíduo no que ele é influenciado socialmente) . Depois de estudar esses conceitos Silvia Lana destaca todo o papel social que um indivíduo desempenha e como esse papel é consolidado na sociedade.

Segundo a autora a Psicologia Social começa a fazer parte do mundo de um indivíduo a partir do momento em que ele nasce e começa e se identificar com o grupo social em sua volta, a cultura, aos poucos vai desenvolvendo a maneira de enxergar o mundo, cria sua opinião entre outros. A linguagem é uma das principais fontes de desenvolvimento de um ser na sociedade, que serve para transmitir ao outro o resultado, os detalhes de uma atividade ou da relação entre uma ação e uma consequência. Seguindo a linguagem vem a família, que vem primeiramente para garantir a sobrevivência do indivíduo, regida por leis, normas e costumes que vão definir os diretos e deveres do indivíduo para que assim ele entenda como se comportar na sociedade, e depois a escola, que da mesma forma tem princípios, deveres, e que também produz conhecimentos e valores necessários para a continuidade do papel do indivíduo na sociedade. Portanto todo o ambiente que o ser humano está inserido ajuda e tem um papel muito importante no desenvolvimento.

Logo depois Silvia Lane destacou a situação da Psicologia Social no Brasil, que de inicio desenvolveria para compreender as crises e convulsões que abalavam o mundo, logo após a Primeira Guerra Mundial, onde os psicólogos “entraram em campo” para estudar os fenômenos de liderança, opinião pública, preconceito, etc. Depois disso a Psicologia Social teve um reconhecimento maior quando os psicólogos sociais tentavam através de pesquisas técnicas de intervenção na relação social para que os indivíduos pudessem ter uma vida melhor. Porém depois de um tempo não houve tanta melhoria na sociedade, pois muitos problemas continuavam existindo e com isso a Psicologia Social foi sendo abalada e centro de muitos debates, e preconceitos, até um dia um grupo de psicólogos promoveram um encontro com seminários á respeito dos problemas urbanos que atrapalhavam toda a sociedade. E nesse encontro foi criado A Associação Brasileira de Psicologia Social, onde vários psicólogos de várias regiões iam se juntar para discutir os problemas em comuns da sociedade.

A Psicologia Social sofreu e ainda sofre alguns preconceitos, mais é uma ciência muito importante no desenvolvimento e na relação dos indivíduos um com o outro, além de solucionar problemas existentes nas sociedades e fazer com que o ser humano possa viver bem na sua sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com