TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Sobre o Filme: A fuga das galinhas

Por:   •  10/3/2016  •  Resenha  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  15.449 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

FACULDADE DE PSICOLOGIA

RESENHA CRÍTICA – FILME: A FUGA DAS GALINHAS

MANAUS - AM

        

        O filme "A fuga das galinhas" contém ótimos exemplos de liderança e dinâmicas grupais, e mais ainda, mostra várias facetas dessas relações em ambiente de trabalho, assim como essas relações podem afetar o lado pessoal.

        Inicialmente podemos ver no galinheiro um ambiente de trabalho extremamente pressionado, e o motivo essencial é a sobrevivência, pois se as galinhas não tivessem rendimento, morreriam. Podemos pensar, mesmo que não seja conclusivamente, sobre várias situações apresentadas no filme.

        Primeiramente, vemos um trabalho praticamente de tempo integral, porque não um trabalho escravo? Pois elas viviam no local de trabalho, e dele não podiam sair em hipótese alguma. Havia um rendimento a ser mantido, ou as trabalhadoras teriam as suas vidas tomadas.

        Outro fator que podemos ver são as organizações dentro da organização. Há uma interatividade por parte da mulher e o seu esposo, que representa um corpo de liderança maior, prefiro dizer a liderança mais poderosa. Vemos também as galinhas se organizando, fato muito parecido com os sindicatos, e dentro desse grupo temos as seguintes formas de liderança:

        A de Ginger, que é uma liderança que considero autocrática. Ela pensa porém, no bem do grupo geral, tendo praticamente sempre dois objetivos: Primeiramente manter todas as galinhas vivas; e segundo, buscando a fuga do grupo do galinheiro; pois ela sabe que não conseguirá manter a todas vivas por muito tempo. Contudo seus planos sempre dão errado e como não há identificação do grupo com ela, o grupo com o tempo vai ficando desmotivado.

        Temos o galo Fowler que tem o objetivo de manter as galinhas em ordem, ele trabalha para manter o grupo coeso de forma mais direta que a Ginger, contudo ele aceita a situação em que se encontram e não tem um vislumbre ou acredita em vislumbres de mudanças. Tem o rigor e ordem como maior esperança de sucesso.

        Como último exemplo de liderança dentro do grupo temos o galo Rocky, que chega por acidente no grupo e se vê sem maiores opções, além de permanecer lá. Ele negocia com a Ginger sua permanência em troca de ensinar todas as galinhas a voar, o que significaria fuga, contudo ele não é capaz de fazê-lo. Inicialmente, Rocky tem esse papel de líder sem nem mesmo querer ter, e sem se importar com o novo grupo. Porém aos poucos ele se apega ao grupo, e quando o grupo se sente desmotivado, ou suas habilidades fazem-se naturalmente requeridas, ele procura formas de ajudar todos a ficarem motivados novamente; nesses momentos ele demonstra dar valor ao bem estar geral. Considero assim, que ele representa muito bem o papel de líder situacional, aparecendo somente nos momentos que ele considera serem adequados e consequentemente ganhando a simpatia dos demais.

        A iminência da morte é o único fator que motivava a continuidade da produção, tendo a intenção de evita-la. Contudo em certo momento, as galinhas desanimaram em sua grande maioria, pois viram que dificilmente escapariam da morte com a chegada da máquina de tortas. Contudo temos um segundo lado; anteriormente, as galinhas não estavam realmente empenhadas em conseguir realizar um plano de fuga, havia até a resistência de algumas a cada novo plano apresentado. Isso sobrecarregava Ginger, contudo, após verem que tinham hora para morrer, e a morte saiu do plano possível para um futuro certo, elas motivaram-se ao extremo em realizar um plano de fuga com ajuda de todos e um trabalho realmente em equipe.
        Durante o decorrer dos fatos as visões de liderança de Ginger e Rocky se confundem e entram em conflito, mas Rocky por ser muito habilidoso com as “pessoas” e a disposição de Ginger em fazer o que é melhor para o grupo traz crescimento na área dos relacionamentos interpessoais, e há uma união maior e o surgimento de uma informalidade que ajuda também nesse processo de fortalecimento. Juntos enxergam que as galinhas precisam de algo mais que um objetivo para seguir um líder e Rocky reconhece que o fato de ele saber conduzir não o tira da responsabilidade ter um plano para a fuga do galinheiro, então eles resolvem se juntar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com