TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica: Teste de Fagerström

Por:   •  13/12/2022  •  Resenha  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 4

Nomes:

Ada de Lima Cordeiro de Souto – 820246213.

Adria Natália da Silva – 820246118

Izabelle Salotto Carvalho Leite – 820288169

Letícia Regina Farias Alves – 819158859

Marcela Rodrigues Barbosa – 820288222

Marina Laurindo Dias – 820250011

RESENHA CRÍTICA: As propriedades psicométricas do Teste de Fagerström para Dependência Tabágica e validação linguística

PEDRO L.; CARLOTA; INÊS; NATÁLIA.; REVISTA PORTUGUESA DE SAÚDE PÚBLICA. Teste de dependência à nicotina: validação linguística e psicométrica do teste de Fagerström. Dependência tabágica. — JULHO/DEZEMBRO, 2009.

Título do artigo: Teste de dependência à nicotina: validação linguística e psicométrica do teste de Fagerström.

O artigo "Teste de dependência à nicotina: validação linguística e psicométrica do teste de Fagerstrom", desenvolvido pelos autores: Pedro L. Ferreira, Carlota Quintal, Inês Lopes e Natália Taveira, publicado em Julho de 2009 pela Revista Portuguesa de Saúde Pública, tem por objetivo submeter a versão em português do Teste de Fagerstrom à equivalência linguística e semântica e à testes psicométricos de qualidade, visto que nunca havia passado por esse processo.

Para cumprir esse objetivo de validação da versão portuguesa, foram utilizadas técnicas de tradução-retroversão, definição conceitual, testes e enfim a revisão final, para garantir correta adaptação da versão original inglesa para a portuguesa.

O Teste de Fagerstrom (FTND) foi validado e já aplicado em diversos contextos e também em estudos comparativos entre a escala de Fagerstrom e medidas alternativas, porém em Portugal é desconhecida a existência de publicação com validação desta escala, apesar de haverem versões para utilização na prática clínica.

Sendo assim, o artigo propôs a validação do teste FTND, através de uma nova versão com adaptações linguísticas e psicométricas, visto que é de suma importância garantir que os testes sejam fidedignos, medindo de forma apropriada e precisa o aspecto que será avaliado, cumprindo as exigências de validade do APA (Associação Americana de Psicologia), normatização e padronização.

Surge então, o Teste de Fagerstrom para a dependência da nicotina, como uma versão modificada do Questionário Fagerstrom de Tolerância (FTQ), desenhado em 1978, que apresentou falhas estruturais, baixos níveis de fiabilidade, seleção de perguntas, presentes dentre as impressões do grupo.

Na sequência, foram realizados dois testes pilotos com respondentes e peritos, que fariam uso do Questionário, onde através de suas contribuições, foram feitas adaptações de melhoria, tanto na linguagem utilizada, quanto na formulação das perguntas para torna-las mais claras.

Para a validação psicométrica do TFDT foram aplicados critérios de qualidade, em especial as propriedades psicométricas de fiabilidade e da validade. Para testar a fiabilidade teste-reteste, aplicou-se duas vezes o TFDT a uma amostra de 11 fumantes, para medir o coeficiente de correlação entre os dois momentos. A validade de conteúdo foi garantida pela fase da equivalência semântica e linguística. A validade de critério foi testada avaliando-se relações entre o valor da escala e algumas variáveis comparativas, como o CO exalado. E a validade de construção foi testada através da análise fatorial, tendo em conta as seis perguntas que constituem o TFDT.

Por fim, foi feita a revisão final e alteração do título para: Teste Fagerstrom sobre sua dependência tabágica (TFDT).

O teste tem como objetivo uma utilização generalizada como medida de dependência tabágica de um indivíduo. O critério utilizado é a própria autoavaliação do sujeito. Foram comparados os valores obtidos pelas variáveis da autoavaliação e o nível de dependência proposto pelo teste. Conclui-se um nível de relação muito significativo entre a autoavaliação e o grau de dependência fornecido pelo teste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com