TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme A preciosa

Por:   •  19/6/2021  •  Resenha  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE DE JANDAIA DO SUL – FAFIJAN

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS DOMICILIARES ORIENTADAS

ACADÊMICAS:

Andréia B. Monteiro; Bianca Rocca; Tayná Albergoni.

CURSO:

PSICOLOGIA

PERÍODO:

DISCIPLINA:

Processos Educativos, Aprendizagem e Intervenção

ANÁLISE CRÍTICA DO FILME: PRECIOSA – UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA

Nascida e criada no Harlem, um bairro periférico de Nova York, Claireece Precious Jones, uma adolescente de 16 anos, que está grávida do seu segundo filho, estes que foram lhes dado pelo seu próprio pai, tem de conciliar a vida familiar, com a vida subjetiva que tem de construir.

Assim que a direção de sua escola, descobre que Claireece está novamente grávida, toma a decisão de expulsá-la do colégio, pois percebe que sua criação familiar é algo totalmente fora dos padrões sociais, sendo assim, solicita uma visita domiciliar até a casa de Claireece, sua mãe reage com demasiada rispidez com a diretora do colégio, relatando que pessoas de pele branca não devem dizer a ela o que fazer.

A mãe de Claireece possuí características parasitárias, do tipo de pessoa que sente prazer em tomar vantagens de programas públicos que são oferecidos pelo governo a pessoas desprovidas de competências para desenvolver uma rotina de vida equilibrada, sendo este o quesito biopsicossocial, e a mesma deixa clara que é desprovida desta competência, apenas por ser mulher, gorda e negra, algo que ela tenta passar com intensa força para Claireece.

Porém, Claireece não deixa ser vencida pelos discursos completamente onerosos de sua mãe e procura o programa de aptidão escolar que a antiga diretora de sua escola lhe ofereceu, para que pudesse aprender a ler e a escrever. Diferente de sua mãe, Claireece tinha perspectivas no futuro, sonhava em terminar o ensino médio e chegar a fazer uma faculdade, criar os seus dois de filhos de forma amorosa, longe de todo o estereótipo de marginalização que um dia lhe foi passado de mãe para filha.

Dessa forma, fica claro o ambiente no qual Claireece está inserida, ambiente desprovido de amor, carinho, atenção e cheio de intrigas, brigas, agressões e abusos. No filme, é apontado vários tipos de agressões, como: psicológicas, físicas, sexuais. E logo dentro da primeira escola, é perceptível o bullying feito pelos colegas de classe a ela. A negligência por parte da mãe, é explicita em todos os aspectos. A agressão física ela acontece quando alguém ou grupo de pessoas usam propositalmente a força física ou o poder para ameaçar, agredir e submeter outras pessoas, sendo privada de liberdade, causando algum dano psicológico, emocional, lesões físicas ou até a morte.

 A violência psicológica ou conhecida por ser também por violência doméstica, nada mais é que uma agressão emocional, tão mais grave quanto a física, comportamento típico de quem ameaça, rejeita, humilha, discrimina compulsivamente, configurando assim por ser um crime de ameaça. Já a agressão sexual é qualquer tipo de violência de natureza sexual ou mesmo tentativa de violência, avanço ou comentário sexual não desejado, cometido contra outra pessoa, sem o seu consentimento

Os padrões de beleza foram abordados de uma forma interessante, a personagem deixa claro seu desejo de ser uma garota dentro dos padrões de beleza fortemente apresentados pela mídia como o “ideal”, magra e de pele branca e cabelos lisos. Nesse contexto, a maneira como elas se enxergam se torna problemática, negando suas características e buscando mudanças que podem afetar a própria saúde. Claireece é diretamente afetada pelos dois primeiros, com sua autoestima sendo bombardeada diversas vezes pelo bullying.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com