TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Comentários do Filme Freud Além da Alma

Por:   •  14/7/2019  •  Resenha  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

Comentários do filme Freud Além da Alma

        O filme apresenta a trajetória de Sigman Freud pelo campo da psi, esse estudo teve inicio no hospital geral de Viena, onde conheceu Joseph Bruer, e juntos trabalharam no tratamento da histeria. O trabalho de ambos resultou na publicação de um livro onde relata casos reais de pacientes parcialmente ou totalmente curados da histeria, usando métodos de hipnose. Porém nem todos os pacientes eram hipnotizáveis, por muitas vezes os sintomas voltavam, e se a histeria estava relacionada ao abuso sexual todos os pacientes seriam pervertidos ou teriam sofrido de abusos na infância, o que acabaria deixando a teoria genérica.

        Porém ao se aprofundar mais, Freud passa a relacionar os casos de histeria aos desejos mais profundos da infância de seus pacientes, concluindo que a satisfação sexual e afetiva seria a resposta para o equilíbrio emocional de todos nós.  Os sonhos também passaram a fazer parte de seus estudos, a interpretação de sonhos como realizações disfarçadas de desejos inconscientes, muitas vezes negados e reprimidos pela consciência quando estamos alertas, essa negação ocorre quando estes desejos se chocam com a nossa moral, já que a natureza desses desejos por muita vezes vai contra a nossa moral.

Objetivo de interpretar os sonhos era trazer a tona esses desejos reprimidos, o que não era uma tarefa simples, pois a fim de evitar um bloqueio proveniente da nossa moral os sonhos sempre são confusos e embaralhados, por isso então o paciente era levado a dizer cada elemento do sonho, sem qualquer tipo de censura, fazendo assim com que ao final da analise dos sonhos a pessoa tomasse ciência do sentido do seus sonhos, fazendo com que a pessoa desse mais um passo na cura de sua histeria.

Com a perda de seu pai, Freud passa a fazer testes do seu método em si mesmo, o que faz com que ele seja o primeiro a realizar uma auto-analise, e nessa auto-analise ele descobriu uma atração reprimida por sua mãe assim como uma hostilidade em relação aa seu pai.

Freud propõe então que a mente funciona dividida em 3 partes: Id, Ego e Superego, nessa divisão o Id seria os processos primitivos e onde ficariam nossos desejos mais perversos; o Ego seria nossa consciência onde ficam nossas necessidades primitivas e nossas crenças éticas e morais; Superego seria nossos pensamentos morais e éticos internalizados. O superego com base no ego é que então reprimi o Id.

Segundo Freud toda dinâmica psicológica e afetiva tem tendencias sexuais inatas, chamadas pulsações ou extintos, que conduz o individuo a atividade que gerem prazer, a sexualidade segundo Freud é toda forma de se conseguir uma sensação satisfatória, desde chupar um dedo ate o ato sexual em si. O que causou um grande rebuliço pois esta afirmação diz que desde o nascimento temos uma sexualidade pré existente. Com essa logica Freud seguiu causando ao afirmar que tendencias e preferencias sexuais não são desvios sexuais e sim emanações de zonas erógenas universalmente presentes no ser humano, podendo ser instintos inatos ou erotizados de experiencias da infância e dos estímulos existentes do mundo adulto.

Conclusão, estes estudos de Freud foram de grande importância para o campo psi, de modo a esclarecer que existem processos psíquicos inconscientes, ou seja, a nosso consciência sobre nós é apenas uma parte do que nos realmente somos, outra grande contribuição é que sintomas e sonhos também são de estrema importância no tratamento de uma histeria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com