TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica Alma-Ata

Por:   •  25/9/2016  •  Resenha  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  7.118 Visualizações

Página 1 de 3

 DECLARAÇÃO DE ALMA-ATA

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE

 CUIDADOS PRIMARIOS A SAÚDE

        

        A Declaração de Alma-Ata foi formulada por ocasião da Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, reunida em Alma-Ata, na República do Cazaquistão. A declaração de Alma-ata foi criada em 1978 com a participação de 134 países e 67 organizações não governamentais com o objetivo de resolver as desigualdades existentes no estado de saude dos povos e teve como meta “Saúde para todos no ano de 2000”.

        

        A Declaração se compõe de 10 itens que enfatizam a Atenção primaria a saude e define que saude é um completo estado de bem estar fisico mental e social e não só a ausencia de enfermidade, a declaração ainda complementa, que para sua realização será necessário o envolvimento do setores sociais e economicos além do setor de saúde.

        Ela ressalta que a promoção e a proteção da saude dos povos é essencia para o desenvolvimento economico e social e contribui p melhor qualidade de vida e para a paz mundial, sendo de responsabilidade do governo dar condições necessarias a saude tais como medidas sanitarias e sóciais suprindo as necessidades basicas da população.

        Segundo a declaração de Alma-Ata os cuidados primarios de saúde são:

Promoção da distribuição de alimentos e da nutrição apropriada;

Provisão de agua de boa qualidade e saneamento basico;

Cuidado de saude materno-infantil;

Planejamento familiar;

Imunização contra as principais doenças infecciosas;

Controle de doenças endemicas ;

Fornecimento de medicações essenciais.

        Sendo assim levando em conta que a conceitualização de  1ue politicas publicas são ações resultantes de demandas vividas pela sociedade, podemos dizer que a Declaração de Alma-Ata é politica publica em prol da saude e equidade social reforçando o conceito da ONU de 1945 “Todos tem direito a vida e que ela seja garantida pelo estado”.

        

        

                

        CARTA DE OTTAWA

PRIMEIRA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL                                                     SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE

                Seguimdo os passos da declaração de Alma-ata, a Carta de Ottawa mantem a lógica de ampliação do conceito de saúde. A Carta de Ottawa é um documento apresentado na Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizado em Ottawa, Canadá, em novembro de1986 e apresenta neste documento sua Carta de Intenções para se atingir a meta Saúde para Todos no Ano 2000 e anos subseqüentes. A Conferencia foi uma resposta as crescentes expectativas de nova saude publica, basearam seus discursos nos progressos alcançados com a Declaração de Alma-Ata já reslizada em 1978.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com