TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha História da Psicologia

Por:   •  16/10/2019  •  Resenha  •  2.275 Palavras (10 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 10

Roteiro de Estudos

Olá turma! Vocês estão recebendo um roteiro de estudos para se prepararem para nossa primeira prova. Este roteiro tem como um de seus objetivos ser um meio pelo qual vocês possam identificar e reconhecer os elementos essenciais a serem estudados para a prova e que foram desenvolvidos em sala de aula nesta primeira etapa. Mais importante do que reproduzir respostas certas e prontas, o roteiro de estudo deve funcionar como um catalisador para que você consiga apropriar das ideias e desenvolver o pensamento crítico acerca da evolução da história da Psicologia. Bons estudos!                 

                        Com carinho Cíntia .


                                                            Questões

 

  1. Discorra sobre a importância de se estudar história e as principais dificuldades envolvidas.  

O diálogo entre o ensino de História e o conhecimento científico redimensiona a importância social da área na formação, sinalizando e fundamentando a possibilidade de estudo e atividade que valorizem a atitude intelectual do aluno no desenvolvimento e envolvimento em trabalhos que favoreçam sua autonomia para aprender. Nesse contexto, o estudo histórico desempenha um papel importante, na medida em que contempla pesquisa e reflexão da relação construída socialmente e da relação estabelecida entre indivíduo, grupo e o mundo social. O ensino de História poderá ajudar a fazer escolha capaz de possibilitar ao aluno refletir sobre seus valores e suas práticas cotidianas e relacioná-los com a problemática histórica inerente ao seu grupo de convívio, à sua localidade, à sua região e à sociedade nacional e mundial.

  1. Explique as principais perspectivas para estudar história.  Com o conhecimento da História, pode –se aprender a integrar as áreas e problemáticas que constitui a psicologia moderna, podemos também conhecer as relações entre ideias; teorias e objetos de pesquisa; compreender elementos distintos da psicologia e desenvolvimento histórico.

  1. Descreva as contribuições de Platão, Sócrates, Aristóteles e Descartes. O que todos eles estudaram em comum? Sócrates - professava a espiritualidade e a imortalidade da alma, distinguindo o conhecimento de duas formas: sensitivo e intelectual. Sua principal preocupação era com o limite que separa os seres humanos dos animais, postulando que a maior característica humana é a razão que permite ao homem sobrepor-se aos instintos, pois estes seriam a base para a irracionalidade.

Platão - procura definir uma alma organizada, ou seja, um lugar para a razão dentro do corpo humano, seus estudos datam de 427 a 347 a.C. Para ele a razão estaria localizada na cabeça, onde também se encontra a alma e a medula espinhal era a ligação da alma com o corpo. Os estudos de Platão antecipam teorias psicológicas que ficaram famosas posteriormente, como: sensação, percepção, memória, emoção e cognição.

Aristóteles - traz uma importante contribuição, considerada um avanço para a época. Os pensadores anteriores acreditam que a alma é separada do corpo, ou seja, após a morte a alma dissocia-se do corpo falecido e procura um novo corpo para instalar-se, porém ele aponta que a alma e o corpo não podem ser dissociados. Para ele a psique seria o princípio ativo da vida.

 Descartes - O trabalho mais importante para o desenvolvimento da Psicologia moderna foi a tentativa de resolver o problema mente-corpo (questão da distinção entre as qualidades física e mental). Antes de Descartes, a teoria predominante afirmava ser a interação entre a mente e o corpo essencialmente unilateral. A mente era capaz de exercer grande influência sobre o corpo, enquanto o corpo exercia pouco efeito sobre a mente. Na sua visão, a mente e o corpo eram realmente compostos de diferentes essências. Na teoria da interação mente-corpo de Descartes, a mente influencia o corpo e a influência do corpo deste sobre a mente era maior do que se acreditava. Descartes introduziu uma abordagem para a questão que perdurava havia tanto tempo, ou seja, o problema mente e corpo e concentrou sua atenção na dualidade físico-psicológico. Assim, redirecionou a atenção dos pesquisadores, que passaram do conceito teológico abstrato da alma para o estudo científico da mente e dos processos mentais

  1. A psicologia é uma das disciplinas acadêmicas mais antiga e ao mesmo tempo, uma das mais modernas. Explique essa afirmação.  O campo da psicologia é algo imenso, e uma disciplina que já existe a muitos anos e a cada ano ela se inova cada vez mais. A psicologia do meado do nosso século ignorava os fatores sociais e a natureza especifica da consciência coletiva. Ocupava –se somente ocupando se apenas da psicologia do indivíduo. Gordon Allport aponta Platão como fundador da tendência irracionalista na psicologia social. Isso porque Platão subestimava a capacidade de raciocínio das massas. De um modo geral, os filósofos antigos desprezavam o papel das massas populares na sociedade.

  1. Wundt foi o fundador da psicologia e não o criador. Explique  

A psicologia na realidade surgiu como um estudo independente e, no início, ela era basicamente experimental, era uma junção das ideias da filosofia e da fisiologia. Ela surge no final do século XIX, na Alemanha e Wilhelm Wundt é considerado em grande parte o fundador, devido ter ele criado o primeiro laboratório de psicologia no ano de 1879, na Universidade de Leipzig, na Alemanha.

  1. Explique as duas frentes teóricas desenvolvidas por Wundt.

  1. Qual era o objeto e método de estudo de Wundt?   Consciência e os processos mentais, a consciência era constituída por várias partes distintas, para ele a primeira etapa da investigação de um fato deve ser uma descrição dos elementos individuais (...) dos quais consiste. Tal como átomos consistem em as substancias químicas, as sensações seriam os elementos simples da mente e da consciência.

 

  1. Aponte as principais diferenças entre o estruturalismo de Tichenner e o voluntarismo de Wundt.

Voluntarismo se refere ao poder que a vontade tem de organizar os conteúdos mentais em seus processos de pensamentos complexos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (171.3 Kb)   docx (151.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com