TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Medo da Vida

Por:   •  17/3/2017  •  Resenha  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  1.287 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO: MEDO DA VIDA – SER E DESTINO

CURITIBA

2016

Resumo do texto Ser e Destino de Alexander Lowen.

 

   Em nossa cultura a maioria das pessoas deixam de ser si mesmas, adotando papéis para terem a aprovação de outras pessoas, elas não acreditam em suas próprias self’s. Essas características foram impostas por seu pais quando ainda crianças, os quais impunham a seus filhos como deveriam se comportar, a postura que devia ficar, que cara deveria fazer para serem amados e aceitos por outras pessoas e até mesmos pela família, adotando assim máscaras e disfarces.

   Estamos tão acostumados com esse círculo vicioso de usar máscaras e disfarces para sermos bem sucedidos, que rejeitamos a nós mesmos, em troca de sermos amados.

   As pessoas após adotarem esses papéis, acabam vindo a terapia, porque se tornam depressivas, ansiosas e se sentem fracassadas, sentem que não são bem sucedidas, se tornam pessoas frustradas e é provável que não percebam que precisam de uma mudança.  Para tal mudança é preciso que estas pessoas deixem esses papéis de lado e comecem a serem si mesmas para que possam encontrar felicidade plena. A maioria das pessoas adotam a ideia de que a vida é um jogo e que para serem bem sucedidas, elas precisam estar neste jogo e aprender a jogar, se mostram bem preparadas para este jogo, porém não estão preparadas a serem si mesmas.

   Na terapia o primeiro passo que devemos fazer é analisarmos o caráter da pessoa, mas para isso precisamos primeiro descobrir qual papel esta pessoa está desempenhando em sua vida, para que posámos mostrar-lhes o que este papel significou no passado e qual a sua importância hoje. A máscara tem a função de ocultar da pessoa aquilo que a faz sofrer, ajuda a fugir de seu próprio medo, assim a pessoa que usa a máscara sorridente quer se livrar da tristeza, ocultando a de seus olhos.

   As pessoas gastam tanto tempo/energia se ocupando em sustentar seus papéis e disfarces que não sobra tempo para o prazer e a criatividade, e isto sempre gera a frustração e a depressão.

   O papel que desempenhamos está estruturado no nosso corpo, assim é possível que as pessoas percebam através deste papel, o que estamos tentando projetar. Talvez não tenhamos consciência da impressão que estamos passando através do nosso corpo, este papel está relacionado ao nosso caráter, a construção de nossa identidade, a maneira com que fomos criados por nossos pais.

   Lowen, aponta que as pessoas assumem um papel bastante comum que é o de “ajudante”, no qual a pessoa coloca-se à disposição do outro, como por exemplo o terapeuta, ele se coloca à disposição do paciente para ouvi-lo e ajudá-lo a solucionar seus problemas. É um papel onde o terapeuta, se mantem forte diante de seus próprios problemas, pois eles são subordinados ao da pessoa na qual está procurando ajudar.

   Lowen diz ser prisioneiro de sua sexualidade, e atribui esta culpa à seu pai, ao dizer que ele tinha uma orientação para o corpo e para a sexualidade, no qual sofria de culpa sexual, relacionada a situação edípica na qual havia passado. Assim para justificar sua sexualidade Lowen, tornou-se psiquiatra, ajudando as pessoas. Ele podia ser sexual, só se salvasse as mulheres. Seria este seu destino?  

   Mas não se realizava em ser simplesmente um salvador, precisava sentir prazer sexual e para isso tinha que se afastar de sua mãe. Ele precisava fracassar cair levantar e andar com suas próprias pernas. Com isso ele conseguiu se tornar um terapeuta e ajudar pessoas encontrar fé em seu corpo e na sua sexualidade.

   Lowen escreve sobre muitos papéis que os homens desempenham, como: simpático, sorrindo sempre, onde pode estar escondendo por dentro o ódio. Outros apresentam uma externa “durona” para encobrir sua infantilidade e sensibilidade. Muitos masoquistas procuram o papel de fracassado para esconder uma sensação interna de superioridade, uma vez que ao demonstrar superioridade teria medo da ira do pai, a castração, e conservariam sua sexualidade.

Sobre as mulheres, Lowen fala: Há moças felizes em uma festa, mas em casa é triste, pois quando criança para alegrar o pai sempre demonstrava felicidade. E depois de adulta continua assim, pois acredita que é a única maneira de agradar um homem para que sua sexualidade seja aceita. Existe mulher que demonstra uma sexualidade, mas tem o temor das sensações sexuais. Sua sofisticação atua como controle, onde pode se comportar com sensualidade, sem ter que ser sexual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com