TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Senhor Das Moscas

Casos: O Senhor Das Moscas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  2.664 Palavras (11 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 11

RELAÇÕES HUMANAS NAS INSTITUIÇÕES

Análise do Filme O Senhor das Moscas

I – INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de fazer uma análise do Filme “O Senhor das Moscas” e relacionar a mensagem intrínseca do filme com a Influência de um grupo ou de uma única pessoa que exerçam papel de liderança dentro de uma organização ou uma sociedade. É o estilo de liderança dentro de uma organização que faz a diferença no desempenho das funções de um grupo e depende do líder fazer a interação com este para alcançar seus objetivos, e desta interação, resulta o sucesso ou o fracasso de suas metas. Há outros critérios que devem ser levados em conta quando se fala em liderança, como, o ambiente da organização, a bagagem cultural que cada pessoa traz consigo para dentro de uma organização, pois estes fatores podem implicar em impedimento de uma boa atuação do líder , onde este deve estar preparado para atuar em situações adversas sem que a meta final seja prejudicado.

Este problema fica evidente no filme quando um dos meninos assume o papel de líder, mas com o decorrer do tempo, a bagagem cultural e os interesses pessoais de alguns meninos do grupo vão contra as metas do novo líder, e por isso não sentem motivados e nem dispostos a fazer parte desse grupo e então se dividem.

A relação humana dentro de um grupo requer, em primeiro lugar, que o líder tenha sobriedade em tomar decisões em determinadas situações de forma que perpetue o bem comum a todos os integrantes de uma equipe e não apenas para o bem estar de alguns.

II – DESENVOLIMENTO

2.1 A capacidade de liderança:

Podemos definir “Liderança” como o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados, e a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e daorganização. A liderança deve se estender e atuar de forma proativa em todos os processos e unidades organizacionais de uma empresa ou instituição, pois a forma adequada de liderança pode fazer uma enorme diferença no desempenho. Mas se pararmos para analisar será que a pessoa nasce com essa habilidade de liderança ou a desenvolve?! Ou então podemos dizer que uma pessoa pode desenvolver a liderança precisamente porque se trata de uma virtude?! Talvez todos nós nascemos com esta virtude, mas depende de cada um de nós desenvolvê-la, praticar seu potencial de liderança, pois esta capacidade de liderar pessoas, de conduzi-las em direção a um determinado objetivo, de modificar o comportamento do grupo para o bem ou para o mal como uma espécie de força interior que cada um possui.

Podemos compreender isto fazendo a relação com o filme, quando os meninos depois de um acidente de avião ficam perdidos numa ilha deserta, e em primeiro momento tudo era diversão, mas com o passar dos dias perceberam a necessidade de lutar pela sobrevivência, para conseguir alimentos, para se protegerem das condições climáticas e até mesmo começaram a pensar em estratégias para serem vistos na ilha por algum grupo de salvamento, então um dos meninos assumiu o papel de líder do grupo e passou a desenvolver sua habilidade de conduzir o grupo dividindo-se as tarefas e estabelecendo objetivos. Ralph reconhece esta habilidade em si próprio e busca alternativas e toma as decisões que sejam melhores para todos.

A liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. A liderança é influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para consecução de um ou mais objetivos específicos. Diante disso podemos considerar que os elementos que mais se destacam para a caracterização da liderança são, portanto quatro: a influência, a situação, o processo de comunicação, e os objetivos a alcançar.

2.2 Como motivar as pessoas:

Um bom líder entende o que sua equipe precisa para desempenhar bem seu papel. Quando uma equipe está motivada demonstra que o seu líder está incentivando as pessoas a executarem as ações que delas são esperadas. Mas é comum perceber que há alguma dificuldade de muitos profissionais e líderes em compreender o conceito de motivação e como motivar as pessoas. São alguns conceitos que tem que ser levado em conta como, por exemplo: ser um bom líder, trabalhar em equipe, aprimorar os trabalhos, criar ambiente apropriado de forma que desenvolva habilidades nas pessoas, remunerar os funcionários, proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável. O líder não pode se esquecer que depende dele o direcionamento das tarefas a serem executadas e depende da forma como ele transmite isto a seus subordinados. Há também que se levar em conta que as estratégias para se criar situações mais favoráveis também parecem depender do nível de maturidade, do estágio da carreira de cada subordinado, da bagagem cultural que cada um possui, do ambiente de trabalho, se está de acordo com as necessidades de cada subordinado.

Podemos remeter este assunto fazendo novamente a comparação com outro trecho do filme, em um momento em que as tarefas foram divididas, foram estabelecidos os objetivos que os meninos teriam que cumprir, mas nem todos os elementos do grupo possuem a mesma motivação. Alguns não estão dispostos a aceitar as regras do jogo, mesmo que o objetivo principal seja a sobrevivência. A partir desta crise, outro líder se desponta. Jack aproveita da falta de motivação apresentada pelo grupo em relação à liderança de Raph e propõe que os meninos se dediquem apenas à caça e às brincadeiras, apresentando aos seus companheiros soluções fáceis e de satisfação imediata e o grupo se recusa participar nos trabalhos rotineiros que caberiam a todos os estudantes. Desfaz-se a união entre os colegas, e o grupo se divide: um liderado por Ralph e um novo grupo liderado por Jack.

2.3 As relações humanas dentro um grupo

A construção da imagem de uma empresa ou de uma Instituição – positiva ou negativa – acontece primeiro dentro das pessoas que constituem a empresa, e não a partir das pessoas de fora. Ela se forma nos pensamentos, a partir dos sentimentos dos dirigentes, dos funcionários, dos fornecedores, dos clientes e daí se amplia para o público em geral.

O líder tem um papel fundamental para que sua equipe compreenda a importância das relações humanas dentro do ambiente de trabalho. O líder funciona como espelho para seus subordinados. O grupo reflete a maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com