TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SENHOR DAS MOSCAS

Casos: O SENHOR DAS MOSCAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 2

Apresentação

Analisando a história do filme, podemos perceber as reações momentâneas entre o líder e os liderados, que a qualquer momento deixam de ser passivos e discutem e rejeitam as regras ditadas pelo líder. Percebemos os conflitos dentro da própria "psique" humana. Ralph é a consciência, voltando todos seus esforços para manter a entendimento em suas ações a procura da maneira mais correta para serem resgatados da ilha; Porquinho é a racionalidade; Jack, os instintos hostis; Simon, a intuição. Estas contradições não existem apenas por dentro de uma sociedade, mas também no interior de um indivíduo. Esses garotos se entregaram aos mais baixos sentimentos e se tornaram uma espécie de selvagens, cometendo assassinatos e agindo com violência. O ambiente totalmente livre e a falta de controle de um adulto levaram os garotos a uma espécie de histeria coletiva e o voluntarismo para as ações instintivas e brutais.

Ralph: O Ralph desempenhou já de inicio o papel de líder, pois passava confiança e influenciava seus amigos com entusiasmo, sempre dando uma palavra de conforto e otimismo. Ele assumiu o grupo e passou a delegar as tarefas, estabeleceu regras e de forma democrática deu a possibilidade dos componentes do grupo manifestarem suas opiniões. Criou a trombeta como forma de reunir o grupo para assembleias e deu o poder de fala a quem de posse dela estivesse, portanto ele significou um Líder responsável e democrático sempre mantendo a clareza em suas ações. Ralph torna-se o cabeça dos que se dispõem a construir refúgios e dedicar-se à colheita, fica claro o uso do direito positivo

Jack: Começou tentando ser um líder, mas logo se mostrou cruel e passou a tentar controlar todos com seuestilo tirano de liderança por meio da inibição, do medo, da submissão, estabelecendo um sistema hierárquico baseado na punição e no medo. Jack se converte no chefe dos caçadores, animados por um espírito mais aventureiro, sendo utilizado o direito natural, ou por outro ver sendo considerado o lado ruim da sociedade. Seu grupo o acompanhou em sua barbárie, perdendo a razão e agindo como animais irracionais.

Porquinho: Outro personagem muito importante é o Porquinho que se mantém ao lado de Ralph ate sua morte, porem mostra uma posição imparcial, tentando sempre mostrar sua opinião sobre o melhor á ser feito para todos, tentando fazer tudo como os adultos fariam. Representou um papel de um menino impopular, mas muito inteligente e lógico. Ele era o racional do grupo o adulto; era a voz da razão e extremamente centrado.

Concluindo o filme aborda o comportamento humano natural fora da sociedade, deixando claro o lado que busca obedecer às regras e agir civilizadamente e outro lado que usa a força bruta, impulsiva quebrando as regras de comportamento agindo de forma cruel. Sendo assim podemos perceber a grande importância do direito positivo dentro da sociedade, não esquecendo que, o direito natural jamais deixará de existir, mas precisa ser um auxiliar do positivismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com