TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica de pesquisa

Por:   •  5/6/2015  •  Resenha  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  5.051 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Crítica : PESQUISA QUALITATIVA VERSUS PESQUISA QUANTITATIVA: ESTA É A QUESTÃO?

O artigo Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão, escrito por Hartmut Günther abordam questões referentes a pesquisa  qualitativa e quantitativa, mostrando os pontos positivos e negativos, e as suas vantagens e desvantagens.

Segundo Günther as diferenças e similaridades entre pesquisa qualitativa e quantitativa é percebida quando destacamos alguns pontos importantes como: características da pesquisa qualitativa; postura do pesquisador; estratégias de coleta de dados; estudo de caso; papel do sujeito e aplicabilidade e uso dos resultados da pesquisa. As vantagens e desvantagens de ambas são ligadas à qualidade dos dados obtidos, às possibilidades da sua obtenção e à maneira de sua utilização e análise.

A pesquisa qualitativa se dá por meio de uma construção subjetiva e o objeto é a descoberta e construção de teoria, baseado em textos, onde refletiram na realidade social, nos seus significados e no contexto que envolve o pesquisado, sendo fundamental para o pesquisador qualitativo e que o pesquisador quantitativo também busca perceber. Segundo o autor, a diferença é o meio para obtenção das respostas, pois na pesquisa quantitativa é por meio das relações existentes entre variáveis estatísticas.

Na Pesquisa Quantitativa não há a proximidade que a Pesquisa Qualitativa apresenta em relação ao pesquisado, busca-se minimizar qualquer interferência no resultado ao aplicar a concepção do pesquisador sobre o fato. Segundo o texto há sempre uma influencia emocional do pesquisador na pesquisa, aceitar esse envolvimento é característica da Pesquisa Qualitativa, controla-lo ou nega-lo é característica da Pesquisa Quantitativa. 
        O artigo auxilia o entendimento das  razões que levam o pesquisador a optar pela pesquisa qualitativa ou quantitativa, não que uma seja melhor ou mais precisa que a outra, e sim porque existe um  contexto que cerca o objeto pesquisado, assim como o pesquisador, que devem ser levado em conta na hora de optar por uma maneira ou outra de apurar os dados, deixando claro que em alguns casos o ideal é unir as duas formas de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com