TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica O Desafio da Pesquisa Social

Por:   •  28/8/2020  •  Resenha  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 3

1.1. Referência

MINAYO, M. C; DESLANDES, S. F; GOMES, R. O Desafio da Pesquisa Social. In: MINAYO, M. C, (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ. Vozes, 2009, p. 9 – 27.

1.2. Autoria

O capítulo é de autoria de Maria Cecília de Souza Minayo, pesquisadora com vasta experiências em trabalhos de pesquisas.

1.3. Resumo ou Síntese da Obra

As ideias principais da obra são a pesquisa, a importância da metodologia, do entendimento de conceito de forma mais ampla, além de destacar o entrave da uniformidade por parte de pesquisadores sobre a utilização dos métodos científicos para os campos de pesquisa sociais e naturais.

2. ANÁLISE CRÍTICA

2.1. Contextualização da Obra

O capítulo está intimamente vinculado a pesquisadores ou aos futuros pesquisadores no âmbito acadêmico. Num segundo momento, a leitura vai conduzindo o leitor, para um campo de pesquisa específico, ou seja, para a pesquisa social. A partir deste momento, é possível fazer uma reflexão sobre a possibilidade do emprego dos objetivos do campo de pesquisa das ciências naturais nas pesquisas sociais. A autora Minayo, destaca o cuidado que se deve ter ao assumir essa postura de generalização entre os dois campos ao considerar que os objetos de investigação nas pesquisas sociais têm suas particularidades num sentido de relação indivíduo e sociedade.

2.2. Quadro de referências

O capítulo é de natureza qualitativa e destaca algumas correntes filosóficas que convergem e outras que divergem sobre as pesquisas sociais ao destacar a abordagens quanti ou qualitativa, para a construção ou reconstrução de conhecimentos acerca da realidade. Os teóricos utilizados para fundamentar o capítulo, são pesquisadores do século XX.

2.3. Conclusões do autor da obra

Para a pesquisadora, fica claro que a pesquisa não é inacabada, o que implica dizer, que sempre irá existir possibilidades de investigações, ou maior explanação do tema que foi investigado. Numa pesquisa, ao final dela, podemos deixar sempre uma porta aberta. Os dados são dinâmicos e novas intervenções, poderão ocorrer.

3. APRECIAÇÃO DA OBRA

Acredito que as áreas do conhecimento dialogam entre si e nesse sentido, oportuniza compartilhar ideias. Quanto aos procedimentos podem ser “tomados emprestado”, adaptados como suporte para auxiliar o desenvolvimento da pesquisa sobre o objeto que se deseja investigar, porém, em concordância com a autora Minayo, devemos ter o máximo de cuidado como pesquisadores que, a generalização de procedimentos nos diversos campos de pesquisa, não seria um caminho viável, visto que cada área do saber, compreende suas histórias, concepções e suas especificidades. É o que Moreira (1993), enfatiza ao dizer que:

[...] fazer ciência é uma atividade humana, com todos os defeitos e virtudes que o ser humano tem, e com muita teoria que ele tem na cabeça. Conhecer o método científico como uma sequência rigorosa de passos que o cientista segue disciplinadamente é conhecer de maneira errônea a atividade científica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com