TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro Pinóquio as Avessas

Por:   •  10/11/2017  •  Resenha  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Paulista – UNIP

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

Psicologia de Desenvolvimentos

Resenha critica  

Taynara Maria Cardoso de Oliveira   RA: D497AE 0

Diogo Silva Ribeiro   RA: D497AF 8

 

PROFESSOR: INES CAMPOS GOMES

Goiânia

Setembro, 2017


Introdução

        O livro Pinóquio às avessas mostra a história da vida de Felipe e a maneira que vai formando sua carreira. O livro foca em seu aprendizado, em suas próprias dúvidas, o que seu pai lhe ensina, e o que a escola lhe ensina, fazendo referências às abordagens Tradicional, Comportamental e Humanista.

        Cada uma dessas abordagens é retratada de maneira ilustrada na vida de Felipe, mostrando como são aplicadas


Pinóquio às Avessas

O livro “Pinóquio às avessas” mostra o conflito entre diferentes tipos de abordagens: a Abordagem Tradicional, a Abordagem Comportamental e a Abordagem humanista.  A história começa com o pai de Felipe lendo histórias de dormir, acreditava que Felipe seria um excelente profissional por ser muito esperto, a partir disso o matriculou em uma escola onde aprenderia a tirar notas boas e concluir etapas até chegar a hora da faculdade.

        Antes de ser matriculado na escola, o pai de Felipe o explicou como seria estudar, explicou que a escola o transformaria de criança que brinca em adulto que trabalha, explicou que conhecimento são coisas úteis, como quem sabe pescar, pesca. Quem sabe rodar peão, roda peão. Nessa visão do pai é possível identificar a abordagem comportamental, onde o indivíduo é tratado como ser individual e o aprendizado seria de acordo com sua estratégia de ensino. Não bastou mais que isso para que a imaginação do Felipe fosse aguçada. Felipe então começou a pensar na escola como lugar que ele encontraria respostas para suas curiosidades que seus pais não sabiam lhe responder.

        No primeiro dia de aula Felipe estava entusiasmado, elaborava diversas perguntas para a professora. Porém as perguntas do Felipe eram de assuntos de interesse particular, ele queria entender aquilo que via, em especial um pássaro de cor azul. Nesse início de visão de Felipe, é possível percebermos a busca pela abordagem humanista, onde a criança acredita que na escola ela desenvolveria os seus próprios interesses e prioridades. Ele sentia a necessidade de entender o que se passava ao seu redor, em seu meio. Diante de todas as dúvidas e interrupções de Felipe a professora se viu na posição de corrigir o foco de Felipe o explicando que eles teriam um roteiro a seguir e dentro desse roteiro não continha as curiosidades que ele queria trabalhar.

        Começa então a introdução da abordagem tradicional, onde é imposto à Felipe o que ele deve aprender e o que deve concentrar. Na escola nota-se como todos os alunos são postos diante a uma mesma matéria na mesma maneira de aprendizagem. Posterior às aulas eram as avaliações, que definiriam se o aluno poderia avançar uma etapa que era passar de ano.

        Felipe não se deu bem com o roteiro passado a ele, ele ficava disperso olhando pela janela o pássaro azul e curioso para saber o nome dele. A professora o encaminhou para a psicóloga da escola que o diagnosticou “distúrbio de atenção”. Após conversar com os pais sobre o assunto o pai de Felipe o chamou atenção, explicou que se não estudasse ele ficaria burro, com orelhas e rabos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com