TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Livro Pinóquio às Avessas

Por:   •  16/4/2017  •  Resenha  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  942 Visualizações

Página 1 de 7

Resenha crítica do livro Pinóquio às avessas

Trabalho solicitado pela disciplina de

Psicologia do desenvolvimento e teorias

da aprendizagem sob a orientação

da professora Cristiana Rocha

        

São Paulo

2016


Sumário

Sumário

INTRODUÇÃO        4

ABORDAGEM TRADICIONAL        5

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL        7

ABORDAGEM HUMANISTA        9

CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12

INTRODUÇÃO

Felipe era bebê e desde muito pequeno adorava ouvir seus pais contar estórias mesmo sem entender.

        O menino com sua imaginação vão muito longe, uma coisa que o menino ama é os lindos pássaros.

        Sem imaginar, não sabia que quando crescesse sua história seria diferente, e que seus sonhos tomariam rumos diferentes, e que para ser “alguém na vida” seu sonho morreria dentro de si.

        O menino teve uma introdução do que seria escola desde muito novo, pois seus pais eram ansiosos e gostaria de ver o seu filho formado e ter uma profissão. Felipe gostava era mesmo de pássaros e exclusivamente do pássaro azul, então seus pais constantemente perguntavam o que seu filho gostaria de ser quando crescesse? Suas respostas não agradavam seus pais, porém eles não desistem e continuaram a perguntar.

        Talvez nos perguntamos o porque a preocupação de seus pais pelo futuro de seu filho Felipe . Será que estão pulando fases? ou estão realmente  certos em se preocupar desde cedo? Afinal Felipe ainda era um bebê.

        Neste livro aprendemos diversos tipos de abordagem, com calma e paciência descobrimos o que realmente ele nos quer passar.

 

ABORDAGEM TRADICIONAL 

Na abordagem tradicional, os métodos de ensino são baseados na exposição verbal da matéria, feitas pelo professor. São valores sociais recebidos pelas gerações passadas e assim repassadas ao aluno como verdade. O aluno é considerado o receptor passivo, que é "programado" para receber o conteúdo e reproduzi-lo da mesma forma, de maneira mecânica, sem direito de se expressar. No início de sua vida, é considerada uma espécie de "tabula rasa", sendo assim ele é influenciado por todo o ambiente a sua volta, mais especificamente pelo professor. Para Snyders, o ensino tradicional é o verdadeiro, pois se baseia em modelos de todos os campos do saber.

Portanto, a abordagem tradicional tem como enfoque uma preocupação com a sistematização do conhecimento apresentado pelo professor. São apresentados de forma acabada e, somente o resultado do processo para que assim sejam armazenados, fixados e reproduzidos.

No livro "Pinóquio as avessas" podemos refletir sobre o método de ensino que a escola tradicional proporciona aos alunos. Do qual o aluno apenas escuta as informações fornecidas, não tendo direito de questionar ou dar opiniões, já que o ensino é centrado no professor.

Essa ideia fica em evidência, quando o pai de Felipe (personagem principal), diz que ele terá que entrar na escola, aprender tudo o que precisa, tirar boas notas e entrar na universidade. Em outro momento, no seu primeiro dia de aula, Felipe questiona a professora, sobre o pássaro azul que viu no caminho para a escola, recebe como resposta que "não é hora de pensar em pássaros". Já que o nome dos pássaros não está no programa de português e que na aula só teria de pensar e falar sobre o que o programa manda. Que o conteúdo passado por ela, foi estabelecido por homens inteligentes do poder e que todos os alunos devem seguir este plano de ensino. Então Felipe começa a perceber que a escola é totalmente diferente do que ele tinha em mente.

        

Ficando exposta mais um traço da abordagem tradicional, que mostra muitas vezes somos obrigados a seguir padrões já estabelecidos, que não consideram a subjetividade de cada indivíduo.

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL

Na historia Pinóquio as avessas na abordagem comportamental, percebe-se que Felipe já tinha algum conhecimento antes de entrar na escola, mas que não serviria para ele entrar no mercado de trabalho. Era necessário ter que aprender exatamente o que estava no programa para conseguir trabalhar, ganhar dinheiro, ter filhos e construir uma família.

Na abordagem comportamentalista, o aluno precisa ser moldado, fixando nele o que a sociedade espera que o individue saiba e como ele se comporte, não se trata apenas de informações sem utilidades, como mostra no livro Pinóquio às avessas “_ Professora para que sirva um dígrafo? O que é que eu faço com ele? (...) A professora nunca se havia feito essa pergunta. Ela ensinava porque estava no programa“ (Rubem Alves).

O estado interno não é considerado relevante para Skinner, mas não significa que o individuo não possa levar em consideração os conhecimentos, emoções, e realidades que traz em si.

O professor será o controlador da aprendizagem, ele é quem define os meios para que os alunos cheguem ao comportamento pré-definido pelas agências de ensino.

Na abordagem é imprescindível ter um professor/transmissor da cultura, é impossível ao estudante descobrir por si só a parte substancial da cultura. No livro de Rubens Alves, Felipe não tem todo o conhecimento para entrar no mercado de trabalho, mas já tem um conhecimento que poderia lhe ajudar nessa parte, que não foi levado em consideração.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (118.6 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com