TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha livro - Pinóquio as avessas

Por:   •  13/7/2018  •  Resenha  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 5

Pinóquio às avessas

A obra nos faz refletir os processos de ensino e aprendizagem e leva-nos ainda que implicitamente, a pensar sobre Paulo Freire que afirmava que o professor não pode somente depositar informações sobre o aluno, pois ensinar não é transmitir conhecimentos e conteúdo. O livro conta a história de Felipe desde sua infância até a idade adulta, mostrando-nos como as expectativas que os pais geram em seus filhos em relação à escola, podem ser destruídas em poucos dias e como a criança pode descobrir que a vida escolar não é como ela sempre sonhou, além dos horários para tudo, muitas vezes seus interesses não tem valor algum.

O autor faz referência neste livro à história do boneco que sonhava em virar gente, mas como o título já diz, Pinóquio às avessas, nessa história Felipe, é um menino de verdade que com o tempo acaba se transformando em “boneco” em sentido figurado, pois o personagem não se “transforma realmente”, mas acaba agindo conforme a vontade dos outros e desistindo dos próprios sonhos.

O conhecimento é uma descoberta e o processo educativo é amplo, multidimensional, e neles estão contidos aspectos cognitivos, emocionais e socioculturais do meio onde a criança está inserida (MIZUKAMI, 2014). A história nos remete a análise sobre as abordagens educacionais e revela a fragilidade em assumir e/ou adotar um único método de ensino na prática escolar.

Felipe era uma criança que motivada por sua curiosidade, descobria seu mundo através de suas experiências (brincando, observando e sempre perguntado) e para ele o mundo era um lugar muito divertido. Como toda criança, ele queria ver o que estava escondido por traz de tudo e os porquês das coisas, era fascinado por pássaros e por vezes contava com ajuda de seus pais, para explicar o que não compreendia. Seus pais planejam seu futuro e como todos os pais, almejavam que fosse bem-sucedido profissionalmente. Sonhavam que fosse:

“[...] inteligente, muito bom aluno, tiraria notas boas na escola, passaria no vestibular, entraria na universidade e seria, quem sabe, um cirurgião famoso, um grande cientista, ou um bem-sucedido administrador de empresas!”

Como a maioria dos pais, eles tinham uma visão comportamental em relação à educação escolar de seu filho, que para ser realizado, precisava enquadrar-se nos moldes de bom aluno (visão de educação enciclopédica) e que a recompensa seria o conforto de um cargo bem remunerado e de status social.

O conhecimento na abordagem comportamental é construído pela experiência. A escola usa formas para obter o controle da criança de acordo com seu comportamento, como por exemplo, no primeiro dia de aula, ele se depara com um som de uma campainha e todas as crianças param de brincar e se organizam em filas, separadas por tamanho e os professores conduzem as filas até as salas de aula, ou seja, a rotina escolar molda o comportamento de maneira que a maioria das crianças seguem a mesma postura. Felipe não fugiu ao padrão, e lembrava-se da história que seu pai contou que: “[...] é preciso ir à escola para não ficar burro, para ser gente de verdade”...

O sistema educacional tem como finalidade básica promover mudanças nos indivíduos, mudanças essas desejáveis e relativamente permanentes, as quais implicam tanto a aquisição de novos comportamentos quanto a modificação dos já existentes. Os comportamentos desejados dos alunos são instalados e mantidos por condicionantes e reforçadores arbitrários, tais como: elogios, graus, notas, prêmios, reconhecimentos do mestre e dos colegas, prestigio etc., os quais, por sua vez, estão associados com outra classe de reforçadores mais remotos e generalizados, como: o diploma, as vantagens da futura profissão, a aprovação final no curso, possibilidade de ascensão social, monetária, status, prestigio da profissão entre outros (MIZUKAMI, 2014).

Era uma criança curiosa e observando a realidade ao seu redor tinha diversas dúvidas que seus pais tentavam na medida do possível explicar, mas que por sua vez nem sempre as respostas eram compreendidas e estes então lhes diziam: “Na escola você aprenderá...”. O mesmo tinha uma expectativa maravilhosa da escola e sonhava com o dia que enfim aprenderia tudo o que queria, mas não entendia como eles poderiam avaliar tudo o que uma pessoa sabe, através de números, ele sabia tantas coisas e não precisava que lhe dessem números.

“Eu sei tantas coisas! Sei o nome dos passarinhos, sei jogar gude, sei nadar, sei empinar pipa, sei fazer limonada, sei subir em árvores, sei montar quebra-cabeça [...] Acho que vou ter boas notas no meu boletim.”

Esperava que seus interesses fossem levados em consideração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com